SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número43Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivistaAvaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.201-213. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.

Palavras-chave : Ensino Superior; Avaliação da Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )