SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número50Uma análise de problemas detectados e soluções propostas por comunidades escolares com base no IndiqueA legitimação do conhecimento matemático pelos exames nacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BERTOLIN, Júlio C. G.. Uma proposta de indicadores de desempenho para a educação superior brasileira. Est. Aval. Educ. [online]. 2011, vol.22, n.50, pp.471-490. ISSN 0103-6831.

Este artigo propõe indicadores em nível de sistema para avaliar o desempenho da educação superior brasileira tendo em vista o desenvolvimento social e o crescimento econômico do país. Inicialmente, são apresentados alguns dos principais sistemas de indicadores internacionais de avaliação da educação superior, tais como os da Unesco e da OCDE. A seguir, é realizada uma análise do contexto socioeconômico brasileiro com base em índices utilizados em nível mundial, tais como IDH, GINI, PIB e taxas de atendimento educacionais. Por fim, se desenvolve uma proposta de sistema de indicadores estruturados de forma a avaliar o desempenho da educação superior em relação à desigualdade social, carência de capital humano qualificado, falta de qualidade educacional e atraso tecnológico, ainda presentes no contexto nacional atual.

Palavras-chave : Ensino Superior; Avaliação de Desempenho; Dados Estatísticos; Avaliação da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )