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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
CERDEIRA, Diana Gomes da Silva et al. Conhecimento e uso de indicadores educacionais no Município do Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.926-968. Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4104.
O objetivo do artigo é descrever e analisar os resultados de uma pesquisa em que buscávamos saber se havia relação entre o conhecimento técnico sobre as avaliações em larga escala e o uso efetivo dos indicadores por elas produzidos. Articulamos abordagem qualitativa - grupos focais e observação sistemática no âmbito de um curso de formação para gestores escolares - e quantitativa - web survey realizado com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Nosso principal argumento é que a ampliação do conhecimento sobre os sistemas de avaliação em larga escala tende a reduzir as resistências e permitir que as equipes de gestão escolar incorporem os dados como orientadores de suas ações práticas.
Palavras-chave : Indicadores Educacionais; Avaliação da Educação; Formação Continuada; Gestão Escolar.