SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número86Políticas públicas de ações afirmativas para a Educação Superior: o Conselho Universitário como arena de disputasAvaliação institucional em Ciências Biológicas nas modalidades presencial e a distância: percepção dos egressos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

MOREIRA JUNIOR, Fernando de Jesus; ZANELLA, Andreia; LOPES, Luis Felipe Dias  e  SEIDEL, Enio Júnior. Avaliação da satisfação de alunos por meio do Modelo de Resposta Gradual da Teoria da Resposta ao Item. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2015, vol.23, n.86, pp.129-158. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362015000100005.

O objetivo deste estudo foi utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como ferramenta para a avaliação da satisfação dos alunos das disciplinas de Estatística Básica e Estatística Geral da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi aplicado o Modelo de Resposta Gradual (MRG), por meio do qual foi criada uma escala de medida para a satisfação, em que foram posicionados os itens de satisfação e os respondentes, numa mesma unidade de medida. Os resultados mostraram que MRG da TRI foi adequado para a análise dos dados, permitindo a identificação de itens problemáticos, a construção de uma escala para a satisfação dos alunos e a identificação de níveis âncoras. Os achados irão permitir que os responsáveis pelo ensino da Estatística na instituição possam identificar em que é possível melhorar os procedimentos para que tal ensino seja cada vez mais satisfatório.

Palavras-chave : Teoria da Resposta ao Item; Modelo de Resposta Gradual; Avaliação da satisfação; Alunos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )