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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
BEDIN, Everton e MORAIS, Carla Susana Lopes. Percepções de professores de química em formação inicial quanto à articulação tecnologia-pedagogia-ciência em suas práticas na pandemia. Educ. Rev. [online]. 2024, vol.40, e87730. Epub 31-Out-2024. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/1984-0411.87730.
Esse estudo elucida as percepções de um grupo de Licenciandos em Química sobre a mobilização de conhecimentos referentes às sete bases no framework Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (CTPC) durante atividades de intervenção na pandemia. A pesquisa descritiva, de abordagem mista e procedimento Survey, constituiu-se à luz da observação e de 29 assertivas na escala Likert, em um questionário de autorrelato, onde as variáveis nominais foram reorganizadas em escala. A análise estatística via software Statistical Package for the Social Sciences, demonstrou confiabilidade nos dados e disparidade de normalidade; logo, realizou-se testes paramétrico (Anova de duas vias) e não paramétrico (Kruskal-Wallis), considerando nível de significância de 5% (p < 0,05). Ao término, percebeu-se que dentre as 29 assertivas, 5 delas exibiram efeito significativo de algum grupo (Gênero, Faixa Etária, Colégio em que Atua, Turma que Atende, Tempo de Participação) a partir do teste kruskal-Wallis, demonstrando haver rejeição da hipótese nula (p ≤ 0,05 ≠ H0). Ademais, as constatações indicam que ainda há fortemente a necessidade de uma formação docente inicial holística, onde a utilização da tecnologia torne-se apropriação em comunhão ao Conhecimento do Conteúdo.
Palavras-chave : Formação Docente; CTPC; Análise Mista.