Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
versão impressa ISSN 0104-7043
Resumo
GONCALVES, Taisa Grasiela Gomes Liduenha e HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini. Educação do campo: contribuições para o estado da arte da produção científica (2007-2015). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.46, pp.207-225. ISSN 0104-7043. https://doi.org/10.2015/01047043v25n462016207.
Orientada pela tríade "campo, educação e políticas públicas", a Educação do Campo é um fenômeno concreto recente da realidade brasileira. Este artigo analisa a produção científica sobre o tema da Educação do Campo presente na agenda de pesquisas acadêmicas consolidada em artigos científicos disponíveis nas bibliotecas eletrônicas SciELO e Educ@. Do ponto de vista metodológico, o estudo está ancorado na abordagem bibliométrica e na análise de conteúdo dos artigos. Os resultados obtidos mostraram que a literatura científica publicada abrange o período entre 2007 e 2015, e que os principais temas tratados nos artigos são: políticas públicas, formação de educadores de campo, multisseriação, história da educação do campo, currículo, desenvolvimento, ensino de ciências, movimentos sociais e juventude, e trabalho e educação.
Palavras-chave : Educação do Campo; Estado da Arte; Produção Científica; Bibliometria.