SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número47Fundamentos e práticas da educação profissional e tecnológica: reflexões e propostas de estudo a partir de um mestrado profissionalO mestrado profissional em educação e a repercussão dos relatórios críticoreflexivos à luz de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

COSTA, Conceição Leal da  e  NUNES, Sandra. Tornar-se educadora/professora: palavras que contam como foi!. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2016, vol.25, n.47, pp.119-136. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/01047043v25n472016119.

Neste texto partilhamos, particularmente, vivências e dinâmicas investigativas ocorridas durante a profissionalização no Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O conceito de avaliação (FERNANDES, 2008) entrelaçou teoria e prática na intervenção pedagógica. A pesquisa biográfica (DELORY MOMBERGER, 2012; JOSSO, 2002), que inclui o conceito de mediação biográfica (PASSEGGI, 2008), orientou os processos de investigação, também guiados pelo conceito de isomorfismo pedagógico (NIZA, 2009). Priorizando a investigação-formação e a participação, a narrativa global e retrospectiva mostrou que o papel dos participantes não foi fixo no desenvolvimento daquele projeto e que alguns contornos se alteraram no espaço/tempo de fazer. Observando, escutando, recordando, atuando e escrevendo, aprendemos de nós e das crianças, da e na profissão. A participação afastou posturas tradicionais do investigador e as narrativas tomaram parte numa construção de saberes em que todos tivemos voz.

Palavras-chave : Profissionalização; Pesquisa Biográfica; Isomorfismo Pedagógico; Participação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )