SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número44Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociaisAlfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

OLIVA, María Angélica. Política educativa chilena 1965-2009: qué oculta esa trama?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.311-328. ISSN 1413-2478.

Aborda-se a política educativa do período 1965-2009 a partir do questionamento sobre o que ocultaria essa trama. A hipótese é de que a política educativa, excetuando-se o período do governo Allende, demonstra que essa instituição é da ordem neoliberal. São revisadas algumas antinomias, mecanismos dessa ordem que tiveram início em 1965 com a pedagogia por objetivos e a teoria do capital humano. Essa pedagogia é aprofundada na ditadura, paralelamente à ideia subsidiária do Estado, regulamentado na Constituição de 1980, ainda vigente e presente na atual Lei Geral de Educação. A municipalização, a transformação no financiamento e a perda de status de funcionário público dos professores são um legado da ditadura. Tudo isso nega o desejo democrático da atual política educativa, transformando-a em cúmplice de um sistema que gera desigualdade e fragmentação social.

Palavras-chave : Política Educativa Chilena; Reformas Chilenas do Currículo; Ordem Educativa Neoliberal no Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )