SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45Estado, escolas e famílias: públicos escolares e regulação da educaçãoPráticas e percepções docentes e suas relações com o prestígio e clima escolar das escolas públicas do município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BONAMINO, Alicia; ALVES, Fátima; FRANCO, Creso  e  CAZELLI, Sibele. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.45, pp.487-499. ISSN 1413-2478.

Bourdieu e Coleman introduziram o conceito de capital em bases teóricas distintas para falar das vantagens culturais e sociais mobilizadas pelos indivíduos e que geralmente os conduzem a um nível socioeconômico mais elevado. O presente estudo tem como objetivo avaliar os méritos relativos dessas abordagens sociológicas, explorar o potencial explicativo do capital econômico, social e cultural na análise do desempenho educacional e analisar os efeitos das diferentes formas de capital e de sua mobilização familiar sobre o desempenho em leitura dos estudantes brasileiros participantes do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado em 2000. Os dados foram analisados por meio de modelos de regressão linear e de análise de conglomerados. Os resultados apontam que as variáveis relacionadas aos diferentes tipos de capital possuem efeitos significativos no desempenho escolar, particularmente o capital social e sua mobilização pela rede de apoio familiar.

Palavras-chave : Capital Social Baseado na Família; Desempenho Escolar; Avaliação Educacional; Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )