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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MAINARDES, JEFFERSON. A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230034.  Epub 07-Jun-2018. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782018230034.

Este trabalho apresenta uma análise das perspectivas teórico-epistemológicas de uma amostra de 140 artigos de política educacional, de autores brasileiros, publicados entre 2010 e 2012. A maioria dos trabalhos foi classificada na categoria teorização combinada, a qual remete ao pluralismo metodológico. Concluiu-se que: a) há necessidade de aprofundar as discussões sobre o pluralismo metodológico e das possibilidades e dos limites da teorização combinada como fundamento para a pesquisa do campo da política educacional; b) o aprofundamento do estudo da epistemologia e das teorias que têm sido usadas na pesquisa em educação emerge como uma tarefa relevante no contexto atual, uma vez que o referencial teórico exerce um papel fundamental na pesquisa.

Palavras-chave : política educacional; epistemologia; pluralismo.

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