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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538
Resumo
MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi. Reflexões sobre a educação sexual da pessoa com deficiência. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2001, vol.07, n.01, pp.35-46. ISSN 1413-6538.
A sexualidade é inerente a todo ser humano e sua manifestação independe da presença ou ausência de deficiências. Recentemente, a questão da educação sexual da pessoa com deficiência tem sido alvo de reflexões no campo da Educação Especial, principalmente entre alguns pesquisadores, almejando buscar ações alternativas de orientação mais adequadas, pertinentes e éticas. Comumente a família, os profissionais e os professores, seja por ingenuidade, desconhecimento ou ainda por despreparo, tratam a sexualidade de acordo com crenças, preconceitos e idéias distorcidas, atribuindo aos deficientes uma sexualidade com limitações ou com exageros. As possíveis elaborações de programas de orientação sexual demandariam preliminarmente uma investigação sobre as concepções que os educadores têm acerca da sexualidade das pessoas com deficiência. Isso possibilitaria acréscimos metodológicos (de conteúdo e de estratégias) para consolidar futuras propostas de ações educativas voltadas à sexualidade do deficiente, seja qual for a condição da deficiência e sua possível limitação social.
Palavras-chave : Sexualidade; Deficiências; Educação Especial.