Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
SANTOS FILHO, José Camilo dos. Análise teórico-política do Exame Nacional de Cursos. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.03, pp.09-24. ISSN 1414-4077.
Na análise teórico-política do exame nacional de cursos introduzido pelo governo federal na segunda metade dos anos 90, faz-se preliminarmente um breve excurso histórico das relações entre a universidade e o Estado regulador/avaliador caracterizadas por permanente tensão entre controle e restrições à autonomia universitária por parte da Igreja ou do Estado, e luta por manutenção e expansão da autonomia por parte da universidade. Em seguida, faz-se uma análise crítica da política de implantação do Exame Nacional de Cursos, mostrando suas limitações tanto para o objetivo de aprimoramento dos cursos como para o propósito de prestação de contas à sociedade e concluindo com a proposta de alternativas para tornar mais efetiva a avaliação dos cursos de graduação das instituições de educação superior.
Palavras-chave : Exame Nacional de Cursos; Avaliação Institucional; Estado Avaliador; Avaliação de Cursos; National Examination of Undergraduate Courses; Institutional Evaluation; State Evaluator; Evaluation of Undergraduate Courses.