SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03The forming of anthropoetics through academical tutorial in higher education. (the case of the graduate studies)Memória e história da educação medieval: uma análise da Autentica Habita e do Estatuto de Sorbonne índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BITTENCOURT, Hélio Radke; CASARTELLI, Alam de Oliveira  e  RODRIGUES, Alziro César de Morais. Sobre o índice geral de cursos (IGC). Avaliação (Campinas) [online]. 2009, vol.14, n.03, pp.667-682. ISSN 1414-4077.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador adotado no ensino superior brasileiro que pretende expressar, em um único número, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma instituição de ensino superior (IES). O IGC considera aspectos relacionados à infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente, sendo divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A julgar pelas repercussões decorrentes de sua divulgação em 2008, o IGC tornou-se um potencial e polêmico instrumento de marketing e de influência na formação de opinião pública. Em função disso, é importante não só compreender adequadamente a composição desse indicador, mas igualmente identificar formas de como uma IES pode melhorá-lo. Este artigo enfoca esses dois aspectos, aportando contribuições na discussão sobre o IGC e sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Palavras-chave : Índice Geral de Cursos; Avaliação da Educação Superior; Enade; Sinaes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )