Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
SORPRESO, Thirza Pavan e ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de. Discursos de licenciandos em física sobre a questão nuclear no ensino médio: foco na abordagem histórica. Ciência educ. [online]. 2010, vol.16, n.01, pp.37-60. ISSN 1516-7313.
Neste trabalho analisamos os discursos de dois licenciandos ao elaborarem um episódio de ensino com abordagem histórica do tema Questão Nuclear. Utilizamos, como referencial teórico, a Análise de Discurso, tal como divulgada no Brasil por Eni Orlandi. Observamos a forte influência da memória discursiva originada no Ensino Básico e Superior dos licenciandos. Os discursos produzidos compreenderam contradições e deslocamentos que os aproximaram dos discursos da pesquisa em ensino de Física.
Palavras-chave : História da Ciência; Física Nuclear; Imaginário; Formação Inicial de Professores.