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Ciência & Educação
versão impressa ISSN 1516-7313
Resumo
GALVAO, Cecília; REIS, Pedro e FREIRE, Sofia. A Discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência educ. [online]. 2011, vol.17, n.03, pp.505-522. ISSN 1516-7313.
A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.
Palavras-chave : Formação de Professores; Ensino de Ciências; Discussão; Controvérsias Sócio-Científicas.