Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
BIDARRA, José e MARTINS, Olímpio. O Geódromo e o Climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.137-141. ISSN 1646-933X.
Este artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).
Palavras-chave : Ambientes Virtuais; Ciência Viva; Multimédia Educacional.