Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
GOMES, Anabela; HENRIQUES, Joana e MENDES, António José. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.93-103. ISSN 1646-933X.
Resumo: Os elevados níveis de insucesso em disciplinas onde são ensinados os conceitos mais básicos de programação, em qualquer grau e sistema de ensino, é um problema universal que tem sido alvo de variadas pesquisas, resultando também em diversificados sistemas, sem que contudo o panorama tenha melhorado significativamente. Na nossa óptica existe um conjunto de razões que estão na origem do problema, nomeadamente, métodos de ensino e aprendizagem desadequados, falta de vários tipos de competências por parte dos alunos, em particular no que respeita à resolução de problemas, a difícil natureza do tema e uma forte conotação negativa que lhe está associada. Porém, pensamos que as metodologias tradicionalmente utilizadas para aprender/ensinar estes assuntos não se revelam suficientes, pelo que é apresentada uma nova proposta, centrada na actividade de resolução de problemas, de acordo com o nível cognitivo do aluno e os seus estilos preferenciais de aprendizagem.
Palavras-chave : Ensino e Aprendizagem da Programação; Estilos de Aprendizagem; Psicologia da Programação.