SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Análise da aprendizagem autorregulada de alunos de cursos a distância em função das áreas de conhecimentoEducação a distância com recurso à internet no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

DAMBROS, Daniela Dressler  e  OLIVEIRA, Andreia Machado. Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Física: currículo, pesquisa e proposta pedagógica. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp.16-28. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n12015010600028.

Este artigo aborda alguns aspectos educacionais das relações entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação Física. Para isso, analisa-se a presença das TIC nos currículos de cursos de licenciatura em Educação Física e a inserção da temática TIC e Educação Física em grupos de pesquisa no Brasil. Em seguida, são discutidas possibilidades pedagógicas de aplicação das TIC em aulas de Educação Física, com ênfase para o potencial dos dispositivos móveis. Conclui-se que a inserção das TIC nos currículos, nos grupos de pesquisa e nas propostas pedagógicas de Educação Física ainda é discreta, embora seja observado um potencial significativo e uma necessidade urgente diante das mudanças que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Dispositivos Móveis; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )