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Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto e PISCHETOLA, Magda. Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp.37-55. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1549/1646933Xv9n22016010600037.
Este artigo apresenta uma revisão de literatura, que é resultado de uma pesquisa em andamento, sobre o uso de tecnologias digitais no ensino superior nos cursos de formação de professores no Brasil. O objetivo do texto é apresentar e discutir os principais estudos produzidos nessa temática, com vistas a identificar lacunas que ainda precisam ser preenchidas na pesquisa em educação, no contexto brasileiro. A partir do levantamento realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, selecionamos oito dissertações e quatro teses, além de quatro artigos obtidos nas bases de dados da Biblioteca Digital da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que inclui os periódicos internacionais. O estudo demonstra que, embora a tecnologia pareça estar associada ao conceito de mudança e de inovação, na medida em que aparece nos trabalhos como algo essencial para possibilitar a mudança das práticas, o uso de tecnologia no ensino superior não pode ser sinônimo de inovação das práticas se não estiver atrelado a um processo de formação docente substancial e com garantia de condições pedagógicas favoráveis.
Palavras-chave : Ensino Superior; Inovação; Prática Pedagógica; Tecnologias Digitais.