SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número02Até que ponto o bullying influencia o aumento da demanda por educação de jovens e adultos?A utilização das novas tecnologias em uma escola experimental do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MIGUEL, Kassiana da Silva et al. A abordagem didático-investigativa no ensino médio: um estudo acerca do DNA. ETD [online]. 2014, vol.16, n.02, pp.138-156. ISSN 1676-2592.

Este trabalho é resultado de uma investigação realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto de Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná. O objetivo foi evidenciar a reconstrução do conceito de DNA durante o desenvolvimento de um módulo didático em um enfoque investigativo com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública do Paraná. Houve o acompanhamento sistemático e coleta de dados por meio de instrumentos diversos. A análise foi organizada em quatro momentos diferentes: elaboração de hipóteses pelos alunos, elaboração de desenhos sobre DNA, pesquisa realizada pelos alunos referente ao conceito de DNA e síntese descritiva individual. Mediante a análise dos resultados pode-se salientar que o enfoque investigativo possibilitou a participação ativa dos alunos principalmente nos questionamentos em sala e elaboração de sínteses. Destacamos também que houve evidências quanto à reconstrução do conceito de DNA pelos alunos envolvidos.

Palavras-chave : Ensino de Biologia; Ensino Médio; PIBID; Abordagem Investigativa; DNA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )