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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARTINS, Luciana Conrado. Existe um currículo museal? As teorias curriculares na compreensão da educação em museus. ETD [online]. 2018, vol.20, n.3, pp.640-661. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i3.8651729.

O conceito de currículo é multifacetado e, no universo da educação escolar, tem uma longa trajetória de debates e teorizações. Sua compreensão é alvo de diferentes abordagens teóricas, mais técnicas, trazendo o currículo como prescrição de conteúdos, organização do tempo e espaços da educação ou abordagens mais críticas, enfatizando as escolhas sociais e políticas na construção curricular. A utilização do conceito de currículo para a compreensão de outros contextos educacionais, como os museus, não é consensual, mas vem sendo cada vez mais explorada. Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre a especificidade da educação museal a partir das teorias curriculares, enfatizando seu potencial não só para a compreensão dos elementos que compõem a educação em museus, como para o entendimento das escolhas efetuadas e das tensões existentes na definição dos processos educacionais museais. Para isso, são trazidos autores do campo da educação em museus que utilizam as teorias curriculares, enfatizando os avanços e os limites das análises propostas. Como forma de superar os aspectos normativos e prescritivos dessas análises, é proposta a utilização das teorias críticas do currículo, em especial o conceito de dispositivo pedagógico de Basil Bernstein. Utilizando a estrutura teórica estabelecida por esse autor, são elucidados alguns aspectos da constituição e do funcionamento da educação nos museus, entendendo a prática educacional museal como currículo em processo.

Palavras-chave : Currículo; Educação; Museu; Teorias do Currículo.

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