Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.3, pp.864-897. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i3p0864.
A maneira como as tecnologias digitais estão sendo trabalhadas nas escolas, em praticamente todos os países, não tem contribuído para o desenvolvimento do pensamento computacional. Essas atividades estão restritas ao uso do que foi chamado de software de escritório, como o processador de texto, a planilha e, com isso, não exploram conceitos da Ciência da Computação, permitindo usar o computador como um instrumento de pensar com e pensar sobre o pensar. Isso tem levado alguns países a alterarem o currículo da Educação Básica. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes estratégias de implantação do pensamento computacional no currículo da educação básica, bem como as questões relacionadas a formação de professores e a avaliação. Essa analise permitiu classificar as estratégias em três grandes categorias: a inclusão de temas da Ciência da Computação; a inserção de disciplinas que exploram conceitos do pensamento computacional por meio do uso de tecnologias em diferentes atividades, como jogos e robótica; e a exploração dos conceitos do pensamento computacional de maneira transversal aos assuntos curriculares. Além disso, entender como está sendo a formação de professores para o desenvolvimento dessas atividades e como avaliar o desenvolvimento do pensamento computacional no aluno.
Palavras-chave : Tecnologias Educacionais; Ciência da Computação; Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Fazer Computacional.