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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

e-Curriculum vol.22  São Paulo  2024  Epub 29-Jul-2024

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54200 

Artigos

Estágio com Pesquisa: obstáculos e convergências apontadas por duas modalidades de investigação

Teacher Training with Research: obstacles and convergences pointed by two research modalities

Práctica Supervisada con la Investigación: obstáculos y convergencias señalados por dos modalidades de investigación

Jordana Maria Lopesi 
http://orcid.org/0000-0001-8745-6091

Leila Inês Follmann Freireii 
http://orcid.org/0000-0002-6679-411X

i Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora de Química no Ensino Médio (Rede Particular). E-mail: jordana.maria.lopes0@gmail.com - ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8745-6091.

ii Doutora em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). - E-mail: leilafreire@uepg.br - ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6679-411X.


Resumo

Esta investigação apresenta uma revisão bibliográfica que destaca os obstáculos e as convergências para duas modalidades de pesquisa que podem ser adotadas no estágio com pesquisa. Busca-se responder: Quais os obstáculos e as convergências do estágio com pesquisa em cursos de licenciatura em Química, considerando as modalidades ‘pesquisa sobre a própria prática’ e ‘pesquisa-ação’? No estágio com pesquisa, evidenciaram-se como principais obstáculos as lacunas na formação didático-pedagógica e a racionalidade técnica que ainda pauta o estágio e, nas convergências, apresentaram-se a construção da identidade docente e o protagonismo do licenciando. As modalidades de pesquisa se aproximam no que tange à promoção da reflexão e apontam como obstáculo comum carências nos cursos de formação de professores, indicando eixos que precisam receber mais atenção das instituições formadoras.

Palavras-chave: estágio com pesquisa; pesquisa sobre a própria prática; pesquisa-ação; modalidades de pesquisa; licenciatura em Química

Abstract

This research presents a bibliographic review that highlights the obstacles and the convergences for two research modalities that can be adopted in the teacher training with research. It seeks to answer: What are the obstacles and the convergences of the teacher training with research in undergraduate courses in Chemistry considering the modalities ‘research on own practice’ and ‘action research’? In the teacher training with research, the main obstacles were the gaps in didactic-pedagogical training and the technical rationality that still guides the teacher training, in the convergences, the construction of the teaching identity and the protagonism of the licensee became evident. The modalities of research approach in relation to the promotion of reflection and point as an obstacle common deficiency in teacher training courses, indicating axes that need to receive more attention from educational institutions.

Keywords: teacher training with research; research on own practice; action research; research modalities; Chemistry graduation

Resumen

Esta investigación presenta una revisión bibliográfica que destaca los obstáculos y las convergencias para dos modalidades de investigación que se pueden adoptar en la práctica supervisada con la investigación. Se busca dar respuesta: ¿Cuáles son los obstáculos y las convergencias de la práctica supervisada con la investigación en cursos de grado en Química considerando las modalidades ‘investigación en la propia práctica’ e ‘investigación acción’? En la práctica supervisada con la investigación, los principales obstáculos fueron las brechas en la formación didáctico-pedagógica y la racionalidad técnica que aún guía la práctica supervisada, en las convergencias se hizo evidente la construcción de la identidad docente y el protagonismo del licenciatario. Las modalidades de investigación son similares en relación a la promoción de la reflexión y señalan como obstáculo común las deficiencias en los cursos de formación docente, señalando ejes que necesitan recibir mayor atención por parte de las instituciones formadoras.

Palabras clave: práctica supervisada com la investigación; investigación en la propia práctica; investigación acción; modalidades de investigación; graduación de Química

1 INTRODUÇÃO

No decurso da história da educação brasileira, considerando o contexto social, econômico, político e cultural, convencionaram-se diretrizes, normativas e outros aprimoramentos que emanam nos encaminhamentos atuais dados à educação no País. Nesse sentido, o modelo contemporâneo de educação deveria ser resultado das pesquisas realizadas nas áreas educacionais, sejam elas de formação docente ou de aprendizagem do alunado. Em alguma medida isso acontece, mas, certamente, podemos melhorar nesse aspecto.

A formação docente encontra embasamento em princípios norteadores que destacam o papel da pesquisa no processo formativo, conforme a Resolução CNE/CP n.º 1, de fevereiro de 2002, que instituiu as diretrizes da formação de professores para a atuação na educação básica1 e em seu artigo 3.º, inciso III, prevê a pesquisa no processo formativo, pois ensinar requer não apenas a estruturação de conhecimentos, mas também a mobilização destes para a ação e a compreensão da construção desses mesmos conhecimentos. Essa regulamentação segue o “Educar pela pesquisa” defendido por Demo (1997), e uma de suas características é que ela é especificamente escolar e universitária. Dessa forma, abrange o meio acadêmico e o licenciando pode ser direcionado a ela, por exemplo, por meio do estágio.

O movimento de pesquisa no estágio iniciou-se em meados de 1990, diante de questionamentos a respeito da não dissociação entre teoria e prática, em uma visão mais abrangente que institui o estágio como uma investigação da prática pedagógica. Ao problematizar as situações observadas, elaborando projetos que auxiliam a compreender, desenvolvem-se habilidades de pesquisa e postura de pesquisador no licenciando e este analisa e amplia seu contexto de estágio (Pimenta; Lima, 2004).

Ainda, conforme Pimenta e Lima (2004), a pesquisa no estágio não consiste em o estagiário dizer o que o professor deve fazer, mas sim que ele deve buscar a relação entre o conhecimento existente perante seus dados novos e assim adotar uma postura investigativa.

Também a Resolução CNE/CP n.º 2, de julho de 2015, que define as Diretrizes para a formação inicial em cursos de licenciatura e para a formação destaca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, em seu capítulo II, artigo 5.º, inciso II, infere a pesquisa e a extensão como essenciais ao aprimoramento, ao exercício e à prática pedagógica. Outrossim, no capítulo II, artigo 8.º, incisos XI e XII, regulamenta que o egresso da formação inicial deverá realizar e usar instrumentos de pesquisa para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos. Todas essas proposições legais respaldam a utilização da pesquisa como princípio formativo, corroborando os aspectos teóricos, e nos apontam que tal princípio como integrante da formação docente está presente há, aproximadamente, duas décadas em nosso país.

Contudo, nessa perspectiva do estágio com pesquisa, a pesquisa pode ser realizada em modalidades diversas, entre as quais destacamos a pesquisa sobre a própria prática e a pesquisa-ação.

Ponte (2002) explica que a pesquisa sobre a própria prática possui dois objetivos distintos: 1. entender a essência dos problemas que afetam a prática; e 2. modificar aspectos da prática. O autor defende a pesquisa sobre a própria prática como fundamental para constituição da identidade docente e para gerar a reflexão, uma vez que, quando o professor se defronta com os desafios de sua prática, busca resolvê-los por meio da investigação. Também destaca que os licenciandos podem ser iniciados à pesquisa sobre a própria prática. Além disso, Lima e Nacarato (2009) destacam a sistematização e a importância do registro para uma análise contundente das práticas e que, quando socializadas, permitem o acesso aos saberes docentes por formadores de professores e outros professores.

Outra modalidade de pesquisa possível na formação e atuação docente é a pesquisa-ação, que Tripp (2005) define como um conjunto de técnicas reconhecidas, utilizadas para investigar a ação e orientar decisões acerca da prática, além de que deve atender aos critérios de pesquisa, comuns a outras formas de pesquisa acadêmica. Também Franco (2005) infere que na pesquisa-ação o exercício contínuo da “auto-observação” e da reflexão tem o intuito da transformação da realidade e, nesse sentido, as teorias sobre a prática e seus entendimentos são modificados, analisados e reconstruídos.

Cada modalidade de pesquisa utilizada possui suas particularidades e linhas de pensamento, logo, seu uso na formação inicial contribui para que o estagiário consiga aproximar-se mais significativamente da teoria e da prática, ou mesmo evidenciar sua distância evocando a reflexão. A presente investigação traz o resultado de um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)2 e no Google Acadêmico3, demonstrando, a partir das análises, quais os principais obstáculos e convergências existentes em pesquisas acadêmicas que envolvem o estágio com pesquisa em cursos de licenciatura em Química4 ou com professores de Química. Optou-se por adotar o termo obstáculo cujo significado indica um impedimento a determinado movimento, e convergências porque se destacam, além de efetividades, aspectos propícios ao direcionamento dessas modalidades de pesquisas.

Por meio desta pesquisa bibliográfica buscou-se responder a indagação: Quais os obstáculos e as convergências do estágio com pesquisa em cursos de licenciatura em Química, considerando as modalidades ‘pesquisa sobre a própria prática’ e ‘pesquisa-ação’? O estágio pode ser realizado em várias modalidades de pesquisa, portanto neste artigo optou-se por duas, sendo elas a pesquisa-ação e a pesquisa sobre a própria prática, além do estágio com pesquisa como nomenclatura generalizante.

2 APORTE METODOLÓGICO

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, com elementos da análise de conteúdo, em que as categorias são emergentes, advindas da necessidade do agrupamento de pontos comuns, no sentido de responder ao problema proposto. Trata-se também de uma revisão sistemática que segue algumas etapas para realização, conforme proposta de Mendes e Pereira (2020, p.196), a saber: 1.ª Objetivo e pergunta; 2.ª Busca dos trabalhos; 3.ª Seleção dos estudos; 4.ª Análise das produções; e 5.ª Apresentação da revisão. Nesta pesquisa, tivemos dois blocos de coleta e análise em separado: o primeiro evidenciou a pesquisa no estágio e o segundo, duas de suas possíveis modalidades de pesquisa. Na sequência, descrevemos com mais detalhes como se procedeu em cada um deles.

1.º bloco: Análise de produções referentes ao estágio com pesquisa

Para realizar essa revisão, buscaram-se produções científicas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Google Acadêmico, e a avaliação foi realizada por meio da leitura do título, palavras-chave e resumo. O período-padrão selecionado foi de 2010 a 2020. Os termos utilizados na busca e outros detalhamentos estão descritos no Quadro 1.

Quadro 1 Pesquisa no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Google Acadêmico sobre estágio com pesquisa 

Estágio com Pesquisa
Portal Termos de busca Total de trabalhos Período de seleção Critérios de exclusão Total de trabalhos selecionados
Catálogo de Teses e Dissertações Capes “Estágio com pesquisa” 11 Acima do ano de 2010 Aqueles que se repetiam, nos termos utilizados 9
“Pesquisa no Estágio” Aqueles que não estavam disponíveis para leitura
Google Acadêmico “Estágio com pesquisa” AND “Licenciatura em Química” 41 Acima do ano de 2010 Aqueles que não mencionaram a utilização de pesquisa no estágio, ou o curso de licenciatura em Química 24
“Pesquisa no Estágio” AND “Licenciatura em Química” Pesquisas repetidas

Fonte: As autoras.

Após a seleção primária no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e a aplicação dos critérios de exclusão, restaram nove trabalhos para análise. Apenas um trabalho possui o estágio de forma interdisciplinar, que inclui o curso de Química; os demais são vinculados a outros cursos, mas discutem o estágio atrelado à pesquisa. No Google Acadêmico, todos os resultados possuem vínculo com o curso de Química e, após a aplicação dos critérios de exclusão, o total de trabalhos analisados foi de vinte e quatro.

2.º bloco: Análise de produções referentes a duas modalidades de pesquisa possíveis no estágio

A segunda etapa foi realizada da mesma maneira que a etapa anterior, buscando-se trabalhos, a partir do ano de 2010, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Google Acadêmico. Os termos utilizados, os resultados obtidos e os critérios de exclusão estão descritos no Quadro 2.

Quadro 2 Pesquisa no catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Google Acadêmico sobre pesquisa sobre a própria prática e pesquisa-ação 

Pesquisa sobre a própria prática
Portal Termos de busca Total de trabalhos Período de seleção Critérios de exclusão Total de trabalhos selecionados
Catálogo de Teses e Dissertações “Pesquisa sobre a própria prática” 31 Acima do ano de 2010 Aqueles que se repetiam, nos termos utilizados 19
“Investigar a própria prática” Aqueles que não estavam disponíveis
Google Acadêmico “Pesquisa sobre a própria prática” AND “Licenciatura em Química” AND “Estágio” 47 Acima do ano de 2010 Aqueles que não continham os termos digitados 14
“Investigar a própria prática” AND “Licenciatura em Química” AND “estágio” Aqueles que não estavam disponíveis para leitura
Pesquisa-Ação
Portal Termos Resultado Período de Seleção Critérios de Exclusão Resultados
Catálogo de Teses e Dissertações Capes “pesquisa ação” AND “Licenciatura em Química” AND “Estágio” 20 Acima do ano de 2010 Pesquisas repetidas 16
“investigação ação” AND “Licenciatura em Química” Incluíram-se duas pesquisas, uma de 1990 e outra de 2009, por serem relevantes Pesquisas não disponíveis
“pesquisa-ação” AND “Licenciatura em Química” Que não continham relação com licenciandos
Que não se vinculavam ao estágio
Que estavam em língua estrangeira
Google Acadêmico “investigação ação” AND “Licenciatura em Química” AND “Estágio com pesquisa” 8 Acima do ano de 2010 Excluem-se aqueles que apenas citavam a pesquisa-ação, mas não assumiam sua realização 5
Aqueles que não continham os termos inseridos
“pesquisa ação” AND “Licenciatura em Química” AND “Estágio com pesquisa” 14 Aqueles não disponíveis para a leitura
Os que se repetiam em português ou língua estrangeira

Fonte: As autoras.

Os resultados oriundos das análises serão discutidos na próxima seção.

3 ESTÁGIO COM PESQUISA

Ao realizar a seleção das pesquisas nos dois portais, codificou-se com “I” as oriundas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e com “X”, as do Google Acadêmico. Ao todo, foram lidas 33 pesquisas. As características gerais dos trabalhos, no caso, sua codificação, o curso, os instrumentos utilizados, o ano e o tipo de trabalho, podem ser vistos no Quadro 3.

Quadro 3 Características gerais das pesquisas analisadas 

Catálogo de Teses e Dissertações Capes
Trabalhos Licenciatura Instrumentos Ano de publicação Tipo do documento
I1 Geografia Produção de narrativas e entrevistas com supervisores de estágio 2012 Tese
I2 Pedagogia Questionários, entrevistas e análise de documentos 2011 Dissertação
I3 Ciências Biológicas Análise documental 2013 Dissertação
I4 Educação Física Análise dos TCCs e entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo 2013 Dissertação
I5 Ciências Biológicas (química, física e biologia) Gravações em áudio e vídeo, anotações de campo, diários reflexivos e relatórios de estágio 2014 Tese
I6 Matemática Os artigos e as autoavaliações dos estagiários, com o diário de campo do pesquisador registrado durante o acompanhamento das aulas e durante as reuniões do grupo de estudo 2015 Dissertação
I7 Ciências Biológicas Entrevistas 2019 Tese
I8 Pedagogia Análise documental, as entrevistas semiestruturadas, os memoriais - narrativas autobiográficas e a pesquisa bibliográfica 2013 Dissertação
I9 Pedagogia Entrevistas 2018 Tese
Google Acadêmico®
Trabalhos Licenciatura Instrumentos Ano de publicação Tipo do documento
X1 Química Estudo de caso, Documentos do estágio, sua constituição e narrativas 2020 Artigo
X2 Química Análise documental, relatos dos professores 2019 Artigo
X3 Química Análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação nas escolas 2018 Artigo
X4 Química Relatos, observações e entrevistas 2020 Artigo
X5 Química Pesquisa bibliográfica 2017 Artigo
X6 Química Análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e Matrizes Curriculares 2011 Artigo
X7 Química Análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos 2016 Dissertação
X8 Química Entrevista semiestruturada 2020 Artigo
X9 Química Análise documental do estágio 2019 Dissertação
X10 Química Registros de aula 2020 Artigo
X11 Química Artigos desenvolvidos pelos licenciandos 2018 Artigo
X12 Química Análise de PPC 2018 Artigo
X13 Química Análise documental do relatório de estágio 2019 Artigo
X14 Química Pesquisa bibliográfica, documental e de campo 2017 Dissertação
X15 Química Entrevistas, observação participante 2017 Trabalho de Conclusão de Curso
X16 Química Questionários 2020 Artigo
X17 Química Análise de escrita narrativa 2016 Artigo
X18 Química Análise da aula gravada 2014 Artigo
X19 Química Análise de narrativas 2017 Artigo
X20 Química Entrevistas e gravação 2011 Relatório
X21 Química Análise de relatos 2019 Artigo
X22 Química Análise de relatos 2018 Artigo
X23 Química Análise de relatos 2019 Artigo
X24 Química Questionários 2020 Capítulo de Livro

Fonte: As autoras.

Ao realizar a leitura dos resumos das teses e dissertações obtidas no levantamento, foram evidenciados os obstáculos e as convergências no estágio com pesquisa, sendo alguns comuns entre os trabalhos analisados. Esse resultado pode ser visualizado no Quadro 4.

Quadro 4 Principais obstáculos apontados pelas pesquisas do estágio com pesquisa 

Categorias Subcategorias Trabalhos
Formação do professor Lacunas na formação didático-pedagógica do licenciando I1, X3, I3, X7
Destaca a racionalidade técnica em que ainda se realiza o estágio X3, X12
Impasses na pesquisa como um eixo formativo I4 I8, I6, I7, X5, X6, X12
Destaca os desafios do estágio no ensino EaD I9, X24
Currículo Pouca contribuição do currículo ao processo formativo I2, X5, X8
Inexistência de um coletivo específico docente I5, X3
Escola Falta de diálogo e ações colaborativas com a educação básica X4, X8, X19
Aponta para a necessidade de flexibilização do plano de aula X18

Fonte: As autoras.

Nos trabalhos identificados, verificou-se que as pesquisas destacam obstáculos referentes à formação do professor que incluem as lacunas na formação didático-pedagógica dos licenciandos. Nesse sentido, a qualidade da formação inicial é fundamental para a melhoria da educação, devendo-se visar à superação dessas lacunas apontadas. Contudo, a identificação destas também indica que há um movimento para alcançar o aperfeiçoamento, uma vez que por meio da sua identificação é possível buscar caminhos para melhoria.

A racionalidade técnica apontada é um obstáculo pois gera a falta de reflexão crítica nas práticas pedagógicas, não contribuindo para movimentos de melhoria. Os impasses na pesquisa como um eixo formativo são diversos, por exemplo, carência de orientação, ou estruturação metodológica no âmbito das pesquisas, o que, dependendo do desajuste, pode descaracterizar o estágio com pesquisa e, além disso, as pesquisas apontaram os desafios na modalidade EaD.

Ademais, verificaram-se as convergências para o estágio com pesquisa e suas contribuições, conforme Quadro 5.

Quadro 5 Principais convergências apontadas pelas pesquisas do estágio com pesquisa 

Categorias Subcategorias Trabalhos
Formação Construção da identidade docente e dos saberes docentes I1, I8, X1, X6, X13, X20
Evidencia o protagonismo dos licenciandos e a melhoria na gestão de sala de aula X1, X16
Desenvolvimento da visão crítica dos licenciandos X1
Abordagens investigativas proporcionam aos docentes transformações no ensinar e aprender ciências X5
Comprova a tese de que os conhecimentos mobilizados por professores em formação inicial são da área da pedagogia I9, X10
Reflexão Evidencia aspectos da reflexão e da sua importância X1, X2, X4, X6, X9, X10 X19, X20
Pesquisa Denota a importância do registro X13, X17
Entendimento da pesquisa no estágio como coletiva I3, X2
Superação da racionalidade técnica X2
A importância do TCC para o estágio com pesquisa I9
Destaca o papel fundamental da orientação X18
Denota a importância do uso da interdisciplinaridade no estágio com pesquisa X22
Destaca a importância do estágio com pesquisa para a superação da dicotomia entre a teoria e a prática I1, I2, I9 X3, X7
Discute a importância do estágio com pesquisa I5, I6, X1, X9, X10, X15, X23, X24
Escola Aponta que as práticas se apresentaram menos conteudistas e mais contextualizadas X11, X14
Articulação e parceria entre a universidade e a escola I4, I7, I8, X5
Outros Trazem objetivos mais específicos a uma temática, o que acaba originando outros resultados X2, X4, X21

Fonte: As autoras.

Observando as categorias apontadas, pode-se perceber que há convergências fundamentais para a formação, como a construção da identidade docente, o protagonismo do licenciando, a criticidade, que, como parte do processo de formação, resultam da interação entre o indivíduo, suas experiências e seu meio profissional.

Acerca da reflexão, oito pesquisas realizaram apontamentos sobre sua importância e seus aspectos, em que, por meio dela, infere-se a busca por um processo de formação pautado pela apreensão de significados e em constante reformulação visando o desenvolvimento do olhar crítico e fundamentado. Na categoria pesquisa, um aspecto apontado nas investigações foi a importância do estágio com pesquisa para a superação da dicotomia entre a teoria e a prática, em que a teoria enriquece o trabalho do professor, promovendo adequações em suas práticas.

Acerca das dissertações e teses específicas do curso de licenciatura em Química, a pesquisa (I5) apresenta como discussão o estágio realizado de modo interdisciplinar, ou seja, o projeto do licenciando pode ser orientado por professores de química, biologia, ou física, dependendo do projeto. Assume-se a pesquisa-ação como modalidade de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados foram gravações de entrevistas, vídeos de aulas, relatórios e diários de estágio. Traz vários capítulos sobre o estágio, um deles destaca o histórico, bem como o momento atual, em que se denota a importância de atrelar a pesquisa ao estágio. Infere como características do estágio curricular supervisionado naquela instituição a interdisciplinaridade e a pesquisa; demonstra uma estrutura sólida e articulada entre os cursos; destaca a falta de um eixo formativo específico para a docência; entre outros resultados.

Verificou-se também que em nenhuma dessas pesquisas há a ênfase em qual modalidade o estágio deva ser realizado. Outrossim, nenhuma analisa elementos de pesquisa, simplesmente assume-se desenvolver pesquisa no estágio e, em seguida, trabalha-se nesse sentido. Assim, a Resolução CNE/CP n.º 1, de fevereiro de 2002, destaca em seu artigo 7.º que a formação deverá constituir, dentro de sua instituição, a própria identidade (Brasil, 2002), o que justifica a não especificidade. Dessa forma, exploraram-se duas modalidades, sendo uma na perspectiva da pesquisa sobre a própria prática e outra na perspectiva da pesquisa-ação.

As duas modalidades podem ser complementares, porquanto a pesquisa-ação é uma modalidade abrangente que pode incluir uma pesquisa sobre a própria prática, quando esta modificar algum aspecto da realidade do estudante e o tiver como participante ativo da pesquisa, evocando o problema e investigando com o pesquisador. Contudo, as duas modalidades possuem aspectos específicos, que podem ou não ser explorados conjuntamente, e nesta investigação optou-se pelo olhar a cada uma.

3.1 Pesquisa sobre a própria prática

No Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, localizou-se uma pesquisa específica vinculada à Licenciatura em Química, no entanto não foram encontradas pesquisas/investigações sobre a própria prática utilizando termos específicos para o estágio. No Google Acadêmico, todas as pesquisas estão vinculadas a professores de Química do ensino médio, possuindo como sujeitos seus alunos, ou professores do curso de Química, adotando como sujeitos os licenciandos do curso ou outros professores de Química do ensino médio.

Um detalhamento maior dessas pesquisas é apresentado no Quadro 6, sendo codificados com as letras D e K os trabalhos provenientes da busca no Catálogo da Capes e no Google Acadêmico, respectivamente.

Quadro 6 Características gerais dos trabalhos analisados acerca da pesquisa sobre a própria prática 

Catálogo de Teses e Dissertações Capes®
Trabalho Pesquisa realizada por professores de Ano Tipo de Documento Instrumentos de coleta de dados Sujeitos da pesquisa/Nível de ensino
D1 Matemática 2017 Tese Narrativas Áudio e Vídeo Entrevistas Educação Infantil
D2 Matemática 2017 Dissertação Áudio e Vídeo Entrevistas EJA
D3 Biologia 2016 Dissertação Narrativas Ensino Fundamental
D4 Educação Infantil/ Pedagogia 2013 Dissertação Narrativas Diário Educação Infantil
D5 Matemática 2013 Dissertação Narrativas Ensino Fundamental
D6 Coordenação pedagógica da escola 2016 Tese Narrativas Áudio e Vídeo Professores
D7 Matemática 2013 Tese Áudio e Vídeo Observação participante Ensino Fundamental
D8 Matemática 2016 Tese Narrativas Professores
D9 Matemática 2015 Tese Áudio e Vídeo Entrevistas Diário Licenciandos
D10 Português 2016 Dissertação Atividades dos Alunos Ensino Fundamental
D11 Português 2016 Dissertação Atividades dos Alunos Ensino Fundamental
D12 Matemática 2015 Tese Narrativas Ensino Fundamental
Catálogo de Teses e Dissertações Capes®
D13 Português 2016 Dissertação Atividades dos Alunos Ensino Fundamental
D14 Biologia 2017 Dissertação Áudio e Vídeo Questionários Licenciandos
D15 Matemática 2017 Dissertação Atividades dos Alunos Ensino Fundamental
D16 Português 2015 Tese Áudio e Vídeo Atividades dos Alunos Diário Questionários Ensino Fundamental
D17 Matemática 2010 Dissertação Atividades dos Alunos Ensino Fundamental
D18 Química 2010 Tese Atividades dos Alunos Análise de Projetos de Ensino Licenciandos
D19 Educação Física 2018 Tese Diário de Campo Ensino Fundamental
Google Acadêmico®
Trabalho Pesquisa realizada por professores de Ano Tipo de Documento Instrumentos de coleta de dados Sujeitos da pesquisa/Nível de ensino
K1 Química 2018 Artigo Artigos desenvolvidos pelos licenciandos Licenciandos
K2 Química 2019 Artigo Análise documental Ensino Médio
K3 Química 2012 Artigo Análise documental Licenciandos
K4 Química 2019 Dissertação Análise documental Licenciandos
K5 Química 2019 Artigo Análise documental Licenciandos
K6 Química 2010 Cap. de Livro Questionários Ensino Médio
K7 Química 2018 Artigo Análise documental Professores
K8 Química 2016 Relato Análise dos diários, análise documental Licenciandos
K9 Química 2019 Artigo Análise documental Licenciandos
K10 Química 2020 Artigo Observação participante, análise documental Ensino Médio
K11 Química 2015 Tese Questionário e entrevistas Professor Formador
K12 Química 2019 Artigo Pesquisa participante, gravações de entrevistas Professor da escola e Licenciandos
K13 Química 2020 Artigo Análise documental Licenciandos
K14 Química 2018 Artigo Análise documental Professores

Fonte: As autoras.

Verifica-se que as pesquisas são realizadas principalmente por professores que possuem como sujeitos estudantes do ensino fundamental, seguida por licenciandos. Esse resultado também é significativo, pois demonstra que professores que utilizam como sujeitos alunos do ensino médio realizam poucas pesquisas sobre a própria prática, sendo evidenciados apenas dois resultados.

Contudo, um aspecto que deve ser levado em consideração é o de que há pesquisas em que o pesquisador avalia sua prática, em que geralmente denota contribuições para si, ou discute sobre seu próprio aprendizado, mas também há pesquisas cujos objetivos estão vinculados apenas à aprendizagem dos alunos, em que os termos “própria prática” são utilizados para justificar o tipo de pesquisa que se realiza, logo, pode-se inferir que esse aspecto também pode ser evidenciado como um obstáculo.

A análise dos instrumentos demonstra a importância do registro pessoal, principalmente de textos autorais como a narrativa e o diário, e as gravações para realizar a análise da prática, o que pode expressar uma de suas convergências.

Além disso, verificaram-se quais os principais obstáculos evidenciados nos resultados dos trabalhos analisados. Organizamo-los no Quadro 7, identificando qual trabalho apresentou cada um deles.

Quadro 7 Principais obstáculos apontados pela pesquisa sobre a própria prática 

Categorias Subcategorias Trabalhos
Professor Aponta lacunas individuais em si mesmo em suas ideias equivocadas D4, D5
Dificuldade vinculada ao desempenho do professor, em virtude de condições de trabalho e jornada K7
Dificuldade dos docentes de lidar com determinadas atitudes dos estudantes perante o conhecimento, a aprendizagem, o professor e a profissão para a qual estão se formando K11
Observação de formas equivocadas de entendimento da prova como instrumento avaliativo, sendo usada como sinônimo de avaliação K12
Formação do professor Falta de embasamento científico nas aulas, argumentações com linguagem científica e nebulosidade na definição de termos e teorias nas pesquisas na área educacional K2, K9, K13
Não há a articulação entre todos os conhecimentos basilares desenvolvidos K4
Visão positivista e refletindo traços da racionalidade técnica K5
Categorias Subcategorias Trabalhos
Formação do professor A dissociação entre o ensino de conteúdos de Química e a construção de saberes do professor da Educação Básica K11, D3
Dificuldade de licenciandos/professores de adotarem um modelo escolar diferente daquele em que foram formados durante seu período escolar K3, K9, D14
Gestão Escolar e Escola Acomodação dos gestores que desestimula mudanças K9
Ausência de tempo e espaço para a pesquisa e reflexão na escola e dificuldades na aquisição de formação continuada ao professor pesquisador D3, K14

Fonte: As autoras.

Os obstáculos evidenciados foram categorizados conforme seus aspectos centrais. Relacionados ao professor, podemos verificar que, em razão de se tratar de pesquisa sobre a própria prática, os apontamentos evocam características específicas de seu desenvolvimento e que alguns pontos podem também estar intimamente relacionados ao contexto, por exemplo, a jornada de trabalho citada.

Outros pontos revelam que a análise de si demonstra o reflexo da formação do professor, como a falta de embasamento científico nas aulas, a qual infere uma formação carente, em que as lacunas presentes precisam ser discutidas no sentido de enriquecer a formação no ensino superior. Há, também, a influência da gestão escolar na prática do professor.

Outro apontamento é o de que nem todas as pesquisas indicam obstáculos em seus resultados, pois focam a superação destes e discutem aspectos que foram modificados.

Nesse sentido, buscaram-se quais as principais convergências apontadas nos resultados das pesquisas, as quais foram dispostas no Quadro 8.

Quadro 8 Principais convergências apontadas pela pesquisa sobre a própria prática 

Categorias Subcategorias Trabalhos
Professor Evidencia mudanças e melhorias no ensino de conceitos científicos K2, D8
Evidencia o protagonismo de alunos e professores/licenciandos K2, K8, K11
Construção da identidade docente K7, D11, D12, D15, D16
Motivação em conhecer novas metodologias K7, D11, D12
Aponta para o possível desenvolvimento socioemocional K10, K11
Ampliação da formação profissional K7, D3, D8, D12, D16
Postura investigativa desenvolvida D8, D11, D14, D15
Escola Identificam uma realidade menos conteudista e mais contextualizada K1, K5
Mudanças no processo da avaliação da aprendizagem K12, D2, D14
Evidencia a importância de grupos de discussão e coletivos de pensamento D1, D6, D11
Evidencia e discute acerca da comunicação entre alunos e professores D2, D7, D15
Indissociabilidade entre a teoria e a prática D6, D16
Reflexão Destaque para o instrumento de registro como promotor da reflexão K13, D16
Promoção e evidência da reflexão K4, K6, K11, D3, D6, D9, D10, D11, D14, D15, D16
Transformação da prática e evidência de sua própria reflexão, apontando aprendizados para si D2, D3, D4, D5, D6, D9, D10, D12, D13, D15
Resultados específicos Resultados bem específicos K3, K4, K9, K10

Fonte: As autoras.

Das categorias que emergiram no âmbito das convergências observadas há um destaque para a reflexão, no que se refere a seu registro, a sua promoção e à transformação da prática por meio dela; a reflexão é fundamental para o pensamento crítico que evoca os aspectos da própria prática que precisam de reestruturações ou pequenas mudanças.

Para o professor, as convergências apontadas sinalizam para a construção da identidade docente, que é fundamental na formação inicial. A ampliação da formação também é significativa, pois demonstra que essa modalidade de pesquisa pode ser utilizada como uma possibilidade de formação continuada, entre outros aspectos evidenciados.

Essa categoria evoca pontos importantes que vêm ao encontro do entendimento do professor como um profissional inacabado em constante formação, o qual necessita olhar constantemente para si e sua prática, o que corrobora a proposta de estágio e docência defendida por Pimenta e Lima (2004) e, também, o movimento de investigar a própria prática proposto por Ponte (2002).

Quando o profissional professor repensa sua prática, a escola é influenciada por essas mudanças, logo, a categoria escola destaca convergências que foram resultado, possivelmente, de reestruturações da prática que impactaram diretamente o ambiente escolar, por exemplo, um ensino mais contextualizado e a melhoria na comunicação entre alunos e professor. Por meio desse aspecto, pode-se inferir que, ao pensar no desenvolvimento específico de sua aula, o professor pesquisador afeta o ambiente que atua, influenciando sua escola.

3.2 Pesquisa-ação

Investigou-se o estágio com pesquisa na licenciatura em/com professores de Química desenvolvido ou classificado na modalidade de pesquisa-ação. Realizamos as buscas de pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Google Acadêmico. Os resultados obtidos por essas buscas demonstram diversos caminhos adotados. Há que se considerar que é a primeira revisão em que se encontram todos os trabalhos específicos vinculados a professores de Química. As características podem ser visualizadas no Quadro 9, em que os trabalhos provenientes do Catálogo da Capes estão identificados com a letra Q, enquanto aqueles que foram encontrados via busca no Google Acadêmico apresentam a codificação com a letra H.

Quadro 9 Características das teses e dissertações sobre pesquisa-ação 

Trabalho Tese ou Dissertação Sujeitos Ano Instrumentos
Q1 Dissertação Professor formador 2009 Análise documental, questionário e entrevista
Q2 Dissertação Licenciandos 2010 Análise de documentos, entrevistas e questionários
Q3 Dissertação Alunos da EJA/ Licenciandos 2015 Questionários, entrevistas e observação participante
Q4 Tese Professores formadores 2016 Entrevistas
Q5 Tese Licenciandos e professores formadores 2016 Gravações do grupo focal
Q6 Tese Licenciandos alunos do Ensino Médio 2014 Diários coletivos e gravações em áudio e vídeos
Q7 Tese Licenciandos 2017 Gravações em áudio e vídeo, anotações de campo, diários reflexivos e relatórios de pesquisa
Q8 Dissertação Licenciandos 1990 Análise documental e observações
Q9 Dissertação Licenciandos 2015 Questionário e observação participante
Q10 Dissertação Licenciandos 2013 Gravações em vídeo
Q11 Tese Alunos da EJA 2014 Observação participante
Q12 Tese Licenciandos 2014 Observação participante e leitura de artigos desenvolvidos
Q13 Dissertação Ensino Médio Licenciandos 2017 Questionários e técnicas de avaliação
Q14 Dissertação Licenciandos 2015 Entrevistas
Q15 Dissertação Licenciandos 2017 Questionário e gravações de áudio
Q16 Tese Licenciandos 2016 Questionários, sínteses e entrevistas
H1 Artigo Licenciandos 2015 Narrativas
H2 Artigo Professor formador 2016 Entrevistas
H3 Artigo Professor formador 2017 Gravações de diálogos
H4 Artigo Licenciandos 2018 Análise documental

Fonte: As autoras.

Dessa forma, pode-se considerar que a pesquisa-ação está mais presente do que a pesquisa sobre a própria prática no curso de licenciatura em Química. Também, que o predomínio é sua investigação via pós-graduação e que há uma diversidade de instrumentos de coleta de dados utilizados.

Verificaram-se quais os principais obstáculos, no entanto é preciso considerar que nem todos os trabalhos os apontam; a maioria denota apenas convergências para a pesquisa-ação. Assim, a que apontam obstáculos foram dispostos no Quadro 10.

Quadro 10 Principais obstáculos apontados pela pesquisa-ação 

Categorias Subcategorias Trabalhos
Formação Dificuldades de ensino e aprendizagem na formação inicial Q2, Q3
Ausência de orientação H1, H4
O estágio realizado em uma concepção de racionalidade técnica H4
Desencontro entre as práticas dos professores das disciplinas específicas e das disciplinas pedagógicas do curso Q2, Q5, H4
Necessidade de proposição de metodologias ativas de ensino Q9
Reflexão Necessidade de estímulo à reflexão frequente H1, H3
Inexistência de uma proposta curricular que integre as diferentes disciplinas, visando possibilitar o estágio como espaço de reflexão Q2, H1
Ausência de planejamento coletivo e reflexão por parte dos formadores da IES H1, H3, H4

Fonte: As autoras.

Entre os principais obstáculos evidenciados, a categoria reflexão é bem evidente, aponta para a necessidade de avanço no sentido de promover a reflexão, no âmbito curricular e nas instituições de ensino superior, o que vem ao encontro do processo formativo dos estudantes. Pensar na reflexão como uma proposta curricular evoca colocá-la de modo a atender as necessidades no campo profissional dos professores, principalmente no desenvolvimento do pensamento crítico, uma vez que lacunas nesse sentido remetem a uma formação pautada pela racionalidade técnica.

Outro obstáculo foi referente à formação, sendo aspectos, por exemplo, a dificuldade de ensino e a aprendizagem na formação inicial, que abre uma gama de reflexões sobre a estruturação dos cursos superiores e de que maneira estão atendendo as necessidades de formar futuros docentes promovendo abordagens diferentes das tradicionais.

Verificaram-se, também, quais as principais convergências apontadas pelas pesquisas que se apoiaram na pesquisa-ação, cujos resultados são apresentados no Quadro 11.

Quadro 11 Principais convergências apontadas pela pesquisa-ação 

Categorias Subcategorias Trabalhos
Currículo Contribuição da reformulação curricular, principalmente da implantação da prática como componente curricular no processo de inovação do trabalho docente Q1, H1
Contextualização dos conteúdos Q3 Q15
Escola Despertar nos educandos maior motivação e interesse pela disciplina Q3
Interação maior entre alunos e professores Q8, Q10, H1
Ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender Q1, Q3, Q13, Q14, Q15
Reflexão Evidência e promoção da reflexão Q6, Q7, H2
Professor Construção da identidade docente Q7, Q12, H3
Destacam o papel fundamental do professor Q10, Q11, Q12, H2
Abertura para a mudança e flexibilidade na organização do trabalho do professor Q1, Q7, Q10, H3,
Temática Específica Química verde como importante subsídio para o ensino de química Q16

Fonte: As autoras.

Uma convergência apontada pela pesquisa-ação é a contribuição para a reformulação do currículo, o qual fundamenta o processo formativo de cada profissional. Nesse sentido, ao pensar em um currículo para formar um futuro docente, este deve estar alinhado ao perfil profissional que se almeja preparar, o que deve resultar no modo de condução de sua prática. Portanto, se a busca é por um profissional pesquisador que investigue os problemas de sua prática ou vinculados a ela, o ideal é um currículo direcionado para isso.

Acerca da escola, a pesquisa-ação converge para uma interação maior entre alunos e professores, buscando a ruptura com processos em que o professor é um transmissor de conhecimentos. Há três trabalhos em que o resultado da pesquisa-ação aponta para a promoção da reflexão. Acerca do docente, a pesquisa-ação converge para a construção de sua identidade, o que é fundamental na formação inicial e mesmo na formação continuada.

A pesquisa-ação visa, com o aporte de uma investigação fundamentada, promover uma ação que propicie alguma transformação naquela situação estudada. Nesse sentido, quando aplicada à realidade escolar, denota aspectos diversos que não necessariamente se referem a uma prática docente de determinado professor e escola.

Portanto, a categoria currículo evoca mudanças estruturais na formação como um todo. Leva a refletir que a inserção do estágio atrelado à pesquisa no currículo pode contribuir com o desenvolvimento profissional do futuro professor, sustentado por meio do movimento do educar pela pesquisa proposto por Demo (1997).

4 CONCLUSÃO

Por meio desta pesquisa bibliográfica, buscou-se responder a indagação: Quais os obstáculos e as convergências do estágio com pesquisa em cursos de licenciatura em Química, considerando as modalidades ‘pesquisa sobre a própria prática’ e ‘pesquisa-ação’?

No estágio com pesquisa, acerca dos obstáculos identificados, as lacunas na formação didático-pedagógica precisam ser superadas em razão da necessidade da melhoria da qualidade da formação inicial, uma vez que as mudanças e melhorias que precisam ser realizadas no âmbito da escola são, em parte, resultado das concepções de ensino e aprendizagem provenientes do processo formativo dos profissionais que nela atuam. A racionalidade técnica apontada gera a falta de pensamento crítico acerca das práticas pedagógicas, dificultando um movimento de reconstrução constante. Além disso, dependendo dos impasses identificados na pesquisa como um eixo formativo, pode ser que o estágio com pesquisa não seja efetivo.

Nas categorias que convergem ao estágio com pesquisa referente à formação, identificaram-se a construção da identidade docente, o protagonismo docente, a criticidade, que, como parte do processo de formação, resultam da interação entre o indivíduo, suas experiências e seu meio profissional.

Há o destaque para a categoria reflexão, em que oito pesquisas realizaram apontamentos sobre sua importância e seus aspectos, pois, por meio dela, infere-se a busca por um processo de formação pautado pela apreensão de significados e em constante reformulação, visando o desenvolvimento do olhar crítico e fundamentado. Na categoria pesquisa, um aspecto identificado foi a importância do estágio com pesquisa para a superação da dicotomia entre a teoria e a prática, em que a teoria enriquece o trabalho do professor, promovendo adequações nas práticas.

Nas modalidades de pesquisa investigadas, também se constataram os obstáculos e as convergências que as direcionam. No caso da pesquisa sobre a própria prática, verificou-se que pouco se realiza pesquisa por professores possuindo como sujeitos os alunos do ensino médio (nível de ensino em que a Química é disciplina curricular). Acerca dos obstáculos identificados pelas pesquisas sobre o professor podemos observar que, em razão de se tratar de pesquisa sobre a própria prática, os apontamentos evocam características específicas de seu próprio desenvolvimento, que é o que caracteriza essa modalidade, mas que por vezes pode não ser ampliado ao contexto educacional e formativo maior. Alguns pontos podem também estar intimamente relacionados ao contexto, por exemplo, a jornada de trabalho dos docentes.

Outros pontos revelam que a análise de si demonstra o reflexo da formação do professor, como a falta de embasamento científico nas aulas, a qual infere uma formação carente, em que os obstáculos presentes precisam ser discutidos no sentido de enriquecer a formação no ensino superior. Há também a influência da gestão escolar na prática do professor, conforme apontado na discussão.

As convergências denotam a reflexão, no que se refere a seu registro, sua promoção e a transformação da prática por meio dela; a reflexão é fundamental para o pensamento crítico que evoca os aspectos da própria prática que precisam de reestruturações ou pequenas mudanças; também sinalizam para a construção da identidade docente que é fundamental na formação inicial; a ampliação da formação demonstra que essa modalidade de pesquisa pode ser utilizada como uma possibilidade de formação continuada, entre outros aspectos. A categoria escola destaca convergências que foram resultado, possivelmente, de reestruturações da prática que impactaram diretamente o ambiente escolar, a exemplo da melhoria na comunicação entre alunos e professores.

Na pesquisa-ação, os obstáculos evidenciados revelam que na reflexão é bem evidente a necessidade de avanço no sentido de promovê-la tanto no âmbito curricular quanto nas instituições de ensino superior, o que vem ao encontro do processo formativo dos estudantes. Outro obstáculo apontado foi referente à formação; são aspectos, por exemplo, a dificuldade de ensino e aprendizagem na formação inicial, que abre uma gama de reflexões sobre a estruturação dos cursos superiores e de que forma estão atendendo as necessidades de formar futuros docentes de modo a promover abordagens diferentes das tradicionais.

São evidentes no âmbito da pesquisa-ação aspectos diversos que influenciam a prática, não sendo específicos no tangente a características de aula, se comparada à pesquisa sobre a própria prática, que coloca, por exemplo, a carência de cientificidade nas práticas dos professores. Isso se deve ao objeto da pesquisa sobre a própria prática ser a prática do professor, enquanto a pesquisa-ação não é necessariamente a prática, ou seja, pode evocar outros aspectos.

Acerca das convergências, verificou-se a contribuição para a reformulação do currículo, o qual fundamenta o processo formativo de cada profissional. Nesse sentido, ao pensar em um currículo para preparar um futuro docente, ele deve estar alinhado ao perfil profissional que se almeja formar, o que deve resultar no modo de condução de sua prática.

Acerca da escola, a pesquisa-ação converge para uma interação maior entre alunos e professores, buscando a ruptura com processos em que o professor é um transmissor de conhecimentos. Ainda, há a promoção da reflexão presente nas convergências relativas à pesquisa-ação. Acerca do docente, a pesquisa-ação converge para a construção de sua identidade, o que é fundamental na formação inicial. A pesquisa-ação visa, com o aporte de uma investigação fundamentada, promover uma ação que propicie alguma transformação naquela situação estudada, logo, a categoria currículo evoca mudanças estruturais na formação como um todo.

De modo geral, percebemos pontos de encontro entre as diferentes modalidades de pesquisa no estágio ou de desenvolvimento do estágio com pesquisa, sendo possível ressaltar a promoção da reflexão em ambas (pesquisa sobre a própria prática e pesquisa-ação), embora seja mais presente a reflexão sobre si mesmo e sobre sua própria formação entre os trabalhos desenvolvidos na perspectiva da pesquisa sobre a própria prática. O olhar voltado ao professor e à sua formação está presente em todos os grupos de análise. Na pesquisa-ação, há uma ênfase maior, se comparada às demais análises, de resultados que mostram as contribuições das modalidades de pesquisa para a escola e o currículo, e este último nem sequer aparece como categoria nas demais análises.

Quanto aos obstáculos que ainda precisam ser superados nas diferentes abordagens que a pesquisa recebe no estágio, são comumente identificados nas três análises realizadas aspectos relacionados à formação de professores, ou seja, as investigações desenvolvidas com apoio de qualquer uma das abordagens de pesquisa referendam problemas na formação de professores, o que pode indicar que esses problemas precisam ser mais bem abordados nos currículos e práticas formativas. Ainda, apontamos que desenvolver o estágio com pesquisa é uma maneira interessante para conflitar a formação oferecida aos futuros professores com sua prática profissional.

Nesta pesquisa, em uma tentativa de diferenciação de achados relacionados às lacunas e aos obstáculos evidenciados nos trabalhos investigados, evidenciamos que pesquisas desenvolvidas sob a égide da pesquisa sobre a própria prática apontam para aspectos mais intrínsecos ao sujeito professor e seu fazer docente na escola, enquanto a pesquisa-ação revela lacunas e obstáculos mais relacionados ao currículo e à escola, em um contexto mais amplo.

REFERÊNCIAS

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NOTAS:

1 Educação básica: Conforme a LDB n.º 9.394/1996, a educação denominada básica constitui em suas modalidades o ensino infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

2 Acessado pelo endereço eletrônico: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/.

3 Acessado pelo endereço eletrônico: https://scholar.google.com.br/?hl=pt.

4 Licenciatura em Química: neste trabalho quando mencionam-se esses termos, referimo-nos especificamente aos moldes, características e especificidades do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa no estado do Paraná.

Recebido: 18 de Junho de 2021; Aceito: 20 de Julho de 2023; Publicado: 03 de Maio de 2024

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