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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
CUNHA, Érika Virgílio Rodrigues da e LOPES, Alice Casimiro. Sob o nome ciclos: disputas discursivas para significar uma educação democrática. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.184-202. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0010.
Apresentamos neste artigo os resultados de uma pesquisa que focaliza a vinculação da política curricular dos ciclos à ideia de democracia na educação. Interessa-nos entender como essa vinculação democracia-ciclos é constituída e naturalizada, bem como, que efeitos políticos produz. Para tal, investigamos a produção especializada sobre ciclos, com maior destaque para os artigos em periódicos, considerando que tais textos acadêmicos são também textos políticos. A partir de um enfoque pós-fundacional e discursivo, buscamos des-sedimentar a interpretação naturalizada de que existe uma característica democrática da organização em ciclos. Nesse processo, procuramos dar visibilidade à constante disputa de sentidos e significados em torno do significante ciclos. Ciclos se torna, na perspectiva com a qual temos operado, um nome da/na política educacional por meio do qual se busca construir o projeto de uma escola democrática.
Palavras-chave : Política de currículo; Ciclos; Discurso; Nomeação; Democracia.