Se nada ficar destas páginas, algo, pelo menos, esperamos que permaneça: nossa confiança no povo. Nossa fé nos homens e na criação de um mundo em que seja menos difícil amar.
Paulo Freire (2004, p. 184)1
Com grande satisfação, apresentamos o dossiê Paulo Freire (1921-2021): cem anos de história e esperança, no ano do centenário de seu nascimento. Iniciamos esta apresentação marcados(as) pelas últimas palavras deixadas por Freire na Pedagogia do oprimido. Para ele, o amor é uma exigência existencial que requer de nós a coragem, a humildade, o sonho de construção de um mundo melhor, a esperança para nos lançarmos em ações que implicam nossa vocação – a humanização!
As publicações que estão neste dossiê contribuem para a constatação da atualidade de Paulo Freire como um pensador do século XXI. Motiva-nos a compreender a urgência que temos sobre a necessidade do amor a toda forma de vida, com a devida reflexão sobre o que é a existência humana, sobre o que significa nossa atuação neste mundo por meio da educação, que nos guie rumo a desenvolver, efetivar e constituir a verdadeira “humanidade”.
O dossiê expressa o nosso compromisso com a perpetuação do legado de Paulo Freire, em um momento histórico difícil, atravessado por diversas formas de opressão, pelo conservadorismo e pelo autoritarismo que nos cobram a busca de esperança e o fortalecimento coletivo para traçar novos caminhos educativos! Em Freire, encontramos a possibilidade de ler a palavra e reler o mundo que antes líamos, pensarmos esse mundo na direção de uma vida digna para todas as pessoas!
Paulo Freire possui um pensamento plural, que fomenta conhecimentos e práticas voltados à justiça social, às relações igualitárias, ao respeito e ao amor com as pessoas e com o meio ambiente, ao convívio ético e tolerante, à visão crítica e indagadora de mundo, ao apreço pela aprendizagem em comunhão, à valorização da diversidade, ao diálogo respeitoso, às formas dialéticas de compreender o mundo e suas formas humanas e desumanas de existir.
A pluralidade de seu pensamento expressa-se nos temas discutidos nos 44 textos publicados neste dossiê, como educação do campo, educação escolar, ensino remoto durante a pandemia, estudos culturais, atuações educativas de êxito, educação de pessoas jovens e adultas, educação popular, educação de crianças, trabalho social religioso, vulnerabilidade social, comunidades ribeirinhas, educação e tecnologia, radiodifusão comunitária, teologia da libertação, formação permanente de professores, educação infantil, pensamento decolonial, Paulo Freire na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), educomunicação, formação inicial docente, currículo, educação não escolar, desigualdade de gênero, educação matemática, teatro, estudos sobre masculinidades, educação sexual, estudos sobre a velhice, círculos de cultura, educação profissional, pedagogia social, entre outros.
Essa riqueza de temas instiga-nos a mergulhar no trabalho de diferentes pesquisadores e pesquisadoras para participar do universo de leituras realizadas sobre Freire, em um momento histórico profícuo para a divulgação de seu pensamento e de sua práxis, de natureza humanizadora, ética, estética, crítica e amorosa.
Agradecemos a todos/as os autores/as, avaliadores/as e apoiadores deste projeto coletivo de homenagem a Paulo Freire.
Desejamos a todas as leitoras e a todos os leitores um excelente estudo dessas importantes produções!
Abraços fraternos!