Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
BARBATO, Silviane e CAIXETA, Juliana Eugênia. Novas tecnologias e mediação do conhecimento em atividades colaborativas no ensino superior. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.363-382. ISSN 1981-0431.
Neste texto, apresentamos os avanços que obtivemos em aprendizagem colaborativa em fórum de tema polêmico. Participaram 53 graduandos com 69 postagens. Foram identificados os padrões interacionais e feita análise dialógica temática. Os resultados indicaram que o diálogo foi construído em dois temas: a) formação profissional e ação pedagógica e b) formação e atuação pessoal, direcionados por sentidos de ética e cidadania na educação. Houve enfoque inicial nos posicionamentos pessoais sobre a situação relatada, seguido por mudança para enfoque nas postagens do próprio fórum com metaanálise, com transformação do padrão interacional tradicional.
Palavras-chave : Padrões Interacionais; Educação Híbrida; Formação de Professores; Posicionamentos; Relação Teoria-Prática.