Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
FERNANDES, Célia Regina Delácio e CORDEIRO, Maisa Barbosa da Silva. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação. Porto Alegre [online]. 2012, vol.35, n.03, pp.319-328. ISSN 1981-2582.
Este artigo apresenta um estudo das mudanças nos critérios utilizados na escolha de obras literárias durante o processo de avaliação e seleção ao longo da existência do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Com esse propósito, o trabalho se detém nos anexos dos editais em que constam os critérios de avaliação e seleção. Para tanto, este estudo divide-se em duas partes. Na primeira, são abordados os critérios seletivos das obras de 1998 até o ano de 2004, devido ao término, neste ano, do projeto Literatura em minha casa. Posteriormente, são discutidos os critérios de avaliação e seleção apresentados nos editais de 2005 a 2012, período em que as obras foram compradas para compor os acervos das bibliotecas escolares.
Palavras-chave : Políticas Públicas; PNBE; Critérios de Avaliação e Seleção.