SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número19Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chavePesquisa-ação: possibilidade para a prática problematizadora com o ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Diálogo Educacional

versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X

Resumo

ROMANOWSKI, Joana Paulin  e  ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, vol.06, n.19, pp.37-50. ISSN 1981-416X.

O presente texto tem o propósito de discutir os procedimentos e limites dos estudos denominados de “Estado da arte”. Ao apresentar reflexões a partir de estudos realizados pelas autoras, com participações em grupos de pesquisa sobre estado da arte com o tema formação de professores, pretende-se trazer, para o debate, as contribuições dessa modalidade de pesquisa. Neste sentido, inclui alguns dos caminhos que os estudos e as pesquisas sobre o mapeamento de formação de professores vêm tomando e indicações metodológicas para a realização desta modalidade de pesquisa. A realização de estados da arte possibilita a efetivação de balanço da pesquisa de uma determinada área. Na área de formação de professores os estudos realizados apontam a ampliação na última década do interesse pelo tema. Destaca-se que este tipo de estudo, usual em outros países, foi ampliado na última década no Brasil, com a realização de estados da arte tais como os desenvolvidos pelo INEP. A dificuldade de acesso aos textos de periódicos, teses e dissertações torna a investigação morosa, constituindo-se num dos complicadores de sua realização.

Palavras-chave : Estado da Arte; Pesquisa em Educação; Formação do Pesquisador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )