Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Diálogo Educacional
versão impressa ISSN 1518-3483versão On-line ISSN 1981-416X
Resumo
BERGMANN, Juliana Cristina Faggion e SILVA, Marimar da. O processo reflexivo na formação inicial de professores: diários virtuais na educação a distância. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2013, vol.13, n.40, pp.999-1020. ISSN 1981-416X.
Desde o fim da década de 1990, diários reflexivos vêm sendo usados e pesquisados em cursos de formação de professores na modalidade presencial. No entanto, desconhecemos estudos sobre o uso de diários reflexivos virtuais em cursos de formação inicial de professores de língua espanhola na modalidade a distância. Nesse sentido, este estudo, de natureza qualitativa interpretativa, tem por objetivo investigar o uso de diários virtuais escritos por professores em formação inicial como instrumentos de reflexão sobre a ação logo após a docência, durante a disciplina Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Letras - Espanhol, na modalidade a distância, de uma importante universidade brasileira. A análise de 30 diários virtuais revel u que os participantes refletem sobre o papel do professor e do aluno e sobre o conteúdo que ensinam, mas sua maior preocupação é descrever e julgar suas ações pedagógicas, sugerindo que atingem o primeiro dos três níveis de reflexão propostos por Zeichner e Liston (1987). A análise também mostrou que o diário reflexivo é uma ferramenta estratégica para aprender a ensinar na modalidade a distância. Os resultados deste estudo e a reflexão sobre eles podem contribuir para discussões já existentes sobre ensino-aprendizagem de línguas adicionais e sobre programas de formação de professores, tanto inicial quanto continuada.
Palavras-chave : Diários Reflexivos Virtuais; Pesquisa no Ensino Superior a Distância; Formação do Professor; Espanhol como Língua Estrangeira (Adicional).