Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
ANTUNES, Fabia Helena Chiorboli e DANTAS, Luiz. Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5a à 8a séries do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2010, vol.24, n.02, pp.205-221. ISSN 1981-4690.
O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser ensinado no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado com base em livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar, sendo avaliada por 11 docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições. A sistematização do conhecimento foi realizada com base nos temas selecionados pelos docentes e iniciada com a definição dos comportamentos de saída esperados ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo, foi considerado o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do Ministério da Educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada por 167 professores de Educação Física e 75 assistentes técnico pedagógicos (ATP) da rede Estadual de Ensino. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por série foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por séries recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentaram concordância para uma determinada série. Houve quatro comportamentos (referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para a 8ª série.
Palavras-chave : Conhecimento Declarativo; Educação Física Escolar; Ensino Fundamental II; Conhecimento Escolar.