Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
versão On-line ISSN 1981-4690
Resumo
MIYABAYASHI, Luciane Akemi e PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Interações sociais e proficiência motora em escolares do ensino fundamental. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2011, vol.25, n.04, pp.649-662. ISSN 1981-4690.
Este estudo discute características de crianças que ingressam no ensino fundamental. Mais especificamente, o objetivo do estudo foi analisar a proficiência motora dessas crianças em relação com o nível socioeconômico e as interações sociais. O trabalho foi realizado com 30 crianças, as quais foram analisadas a partir do cruzamento de dados provenientes de teste de proficiência motora, questionário socioeconômico, observação direta e sociograma. Os resultados apontam que existe significância entre índices maiores de renda e sociabilidade com proficiência motora. Entretanto, o estudo também aponta para os desvios em relação à tendência encontrada, refletindo sobre a necessidade em se analisar os fatores macroscópicos do desenvolvimento sem recorrer a determinismos.
Palavras-chave : Relações Sociais; Desenvolvimento Infantil; Ensino Fundamental.