SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número01Competência clínica de alunos de medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliaçãoEducação médica continuada online: potencial e desafios no cenário brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BOTTI, Sérgio Henrique de Oliveira  e  REGO, Sergio. Processo ensino-aprendizagem na residência médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.132-140. ISSN 1981-5271.

A comunidade científica nacional e internacional discute muito sobre o ensino médico e o equilíbrio entre conhecimento científico, raciocínio clínico, desenvolvimento de habilidades práticas, formação do caráter e profissionalismo. Entretanto, em nosso meio, o processo ensino-aprendizagem é pouco estudado durante a residência médica. Pretendemos descrever as relações da ciência da aprendizagem com o ensino durante a residência médica. Analisamos essa interface em publicações nacionais e internacionais da área da educação em geral, da educação médica e da residência no período compreendido entre 1997 e 2007, mostrando os pressupostos da aprendizagem importantes no desenvolvimento do raciocínio clínico, no ensino de habilidades e na aquisição de competências indispensáveis à formação do residente.

Palavras-chave : Internato e Residência; Capacitação Profissional; Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )