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Revista Brasileira de Educação Médica
versão On-line ISSN 1981-5271
Resumo
COSTA, José Roberto Bittencourt et al. Active teaching-learning methodologies: medical students’ views of problem-based learning. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.13-19. ISSN 1981-5271.
A formação oferecida em boa parte das escolas médicas perpetua, ainda hoje, o distanciamento do profissional das necessidades da sociedade. Estratégias têm sido pensadas em resposta a tal contexto, destacando- se a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e a implementação do Programa de Incentivos a Mudanças Curriculares em Medicina (PROMED) e do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE). Inscrito neste novo movimento, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou uma profunda transformação curricular, em 2005, baseada no uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA), especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas. Para aferir a visão dos estudantes partícipes deste processo de mudança foi desenhada a presente investigação, realizada através da consecução de entrevistas semi- estruturadas com estudantes do quinto período do Curso de Graduação em Medicina. Ato contínuo, os dados obtidos foram apreciados a partir dos princípios da analise temática. Os resultados apontam para uma boa aceitação das MAEA, as quais foram definidas como estimulantes e integradoras da teoria/prática no ensino médico.
Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem; Educação Médica.