SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Ensino médico, SUS e início da profissão: como se sente quem está se formando?O mundo do trabalho durante a graduação médica: a visão dos recém-egressos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

AZEREDO, Nára Selaimen G.; ROCHA, Cristianne Famer  e  CARVALHO, Paulo Roberto Antonacci. O enfrentamento da morte e do morrer na formação de acadêmicos de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2011, vol.35, n.01, pp.37-43. ISSN 1981-5271.

Este estudo teve como objetivo conhecer como os acadêmicos de Medicina percebem que a graduação os prepara para o enfrentamento da morte, bem como compreender o que significa para estes alunos o enfrentamento da morte e do morrer em sua prática formativa. Trata-se de estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. Foram utilizadas, como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes de Medicina que já estão no internato, analisadas a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados aqui apresentados se referem apenas a uma das categorias de análise criadas para o estudo - “sentir-se preparado frente à morte e ao morrer”. Como principal conclusão deste estudo, em relação a esta categoria, podemos citar o sentimento de não preparação assinalado pelos acadêmicos entrevistados, sobretudo em função da necessária objetividade e do distanciamento “profissional” do paciente que está morrendo.

Palavras-chave : Morte; Atitude frente à Morte; Limite Terapêutico; Educação Médica; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )