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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DEUS, José Miguel de et al. Aula centrada no aluno versus aula centrada no professor. Desafios para mudança. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.4, pp.419-426. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022014000400002.

INTRODUÇÃO:

As diretrizes curriculares nacionais recomendam estratégias de ensino centradas nos estudantes. Este estudo avaliou a aceitação, o comportamento e a aprendizagem dos alunos do quarto ano de Ginecologia em relação a aulas centradas no professor (ACP) e aulas centradas nos alunos (ACA).

MÉTODOS:

Estudo prospectivo para 110 alunos ao longo do ano. Três professores participaram do estudo, cada um com dois temas (um em cada formato de aula). O interesse e o comportamento dos alunos foram registrados. Os alunos responderam a questionário semiestruturado, a duas perguntas abertas e foram avaliados ao final.

RESULTADOS:

A frequência dos alunos (76,4 x 53,9% p = 0,002), o número de cochilos (40 x 10 p < 0,001) e a percentagem de acertos na avaliação foram maiores nas ACP (69,9 x 59,3% p = 0,016). A duração da atividade foi maior na ACA (89,5 versus 68,4 minutos (p = 0,014), e o número de interações aluno-professor foi maior nas ACA (500 x 310). Os alunos sugeriram manter ACP (79,7 x 31,4% p < 0,001).

CONCLUSÕES:

Os estudantes preferiram ACP. Este artigo discute possíveis razões destes achados e estratégias de mudança nas práticas de ensino.

Palavras-chave : Ensino; Aprendizagem; Educação Médica; Metodologias de Ensino e Aprendizagem; Desenvolvimento Docente.

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