SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Trancamentos de Matrícula no Curso de Medicina da UFMG: Sintomas de Sofrimento PsíquicoO “Bê-Á-Bá” da Aprendizagem Baseada em Equipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

CLIQUET, Marcia Braga  e  RODRIGUES, Cibele Isaac Saad. Grupo Tutorial e a Saúde Mental no Ensino Médico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.591-601. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00292015.

Esta pesquisa objetivou investigar a presença de conteúdos de saúde mental no currículo real do ensino médico nos quatro primeiros anos da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trata-se de um estudo quantitativo e documental de caráter descritivo que avaliou esses conteúdos nos objetivos de aprendizagem dos problemas utilizados na estratégia de ensino-aprendizagem denominada tutoria nos quatro primeiros anos do curso. Como resultado, menos de 15% dos problemas estudados apresentou conteúdos de saúde mental em seus objetivos de aprendizagem no primeiro, segundo e quarto anos do curso. No terceiro ano, 36% dos problemas apresentaram tais conteúdos. A pesquisa não permite concluir o nível de exploração desses temas, bem como o aprendizado sobre eles, porém diagnostica o empobrecimento da exploração dos temas de saúde mental que permeiam o ensino médico das doenças clínicas e cirúrgicas.

Palavras-chave : Competência Clínica; Psiquiatria/Educação; Currículo; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )