Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
FERREIRA, Andresa Aparecida e MARTINELLI, Selma de Cássia. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos: considerações sobre o perfil e desempenho escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.312-331. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p312-331.
O presente estudo teve como intuito investigar o perfil e o desempenho escolar de jovens e adultos em processo de alfabetização. A escassez de dados empíricos relativos aos estudantes adultos, principalmente que retornam à escola em idade não regular, estão presentes tanto na literatura internacional quanto nacional. O estudo foi realizado com estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas públicas da rede de ensino municipal, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. A amostra foi composta por 67 participantes que realizaram uma atividade de avaliação de desempenho escolar e responderam a um questionário que investigava aspectos relativos ao sexo, idade e motivos de abandono e retorno aos estudos. Para fins de análise os participantes foram divididos em três grupos, em função da faixa etária: grupo 1 (14 a 24 anos de idade); grupo 2 (27 a 38 anos de idade) e grupo 3 (40 a 61 anos de idade). A análise foi realizada através de estatística descritiva e comparativa. Os resultados apontaram que os estudantes, em sua maioria, interromperam os estudos por motivo de trabalho e retornaram à escola em busca de realização pessoal. Quanto ao desempenho escolar, os estudantes apresentaram baixo desempenho em escrita e aritmética e bom desempenho em leitura.
Palavras-chave : Alfabetização; Desempenho Escolar; Educação de Jovens e Adultos.