Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
SANTOS, Rodrigo Otávio dos e SILVA, Roberta Galon. O ensino personalizado: algumas investigações. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.170-191. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p170-191.
O presente trabalho visa apresentar o ensino personalizado - também chamado adaptativo -, seus métodos, técnicas e sistemas. Com este artigo pretendemos dar nossa contribuição para o avanço na pesquisa desta área que muito se destaca no ambiente corporativo, mas ainda carece de pesquisas acadêmicas mais aprofundadas. O meio educacional ainda necessita de mais trabalhos que se distanciem da mera adaptação de técnicas utilizadas por empresas cujo mote principal é apenas o lucro. Neste texto discutimos a taxonomia, os métodos específicos utilizados pelos softwares que se dispõem a esta finalidade, as técnicas de apresentação adaptativa do conteúdo e suas variáveis, as formas de navegação desenvolvidas especificamente para este tipo de conteúdo, a função do contexto e sua utilização relativa às formas pretendidas de personalização, os diferentes tipos de aprendizagem e sua relação com a metacognição. A metodologia que utilizamos para este trabalho foi a de revisão bibliográfica, abarcando a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema. Ao final do artigo procuramos fazer uma tabela com os diferentes tipos de alunos, seus estilos de aprendizagem e as diferentes atividades que podem ser direcionadas a eles.
Palavras-chave : Ensino Personalizado; Ensino Adaptativo; Estilos de Aprendizagem; Hipermídias Adaptativas.