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Revista Eletrônica de Educação
versão On-line ISSN 1982-7199
Resumo
WUO, Andrea Soares. O “aluno problema”: contribuições de Joel Martins (1970) para a Educação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.789-803. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271991707.
Este artigo tem por objetivo discutir a noção de “aluno problema” apresentada por Joel Martins em seu trabalho intitulado “O Psicólogo Escolar”, publicado em 1970 pela Revista de Psicologia Normal e Patológica do Instituto de Psicologia da PUC/SP. A pesquisa, de cunho historiográfico, teve como foco de análise os modos de ver a criança, a família e a escola e suas relações com o processo de produção dos então denominados “alunos problema”. Em uma época em que a psicologia escolar limitava-se à classificação e encaminhamento dos alunos, Joel Martins (1970) questiona os limites impostos por um olhar eminentemente clínico-terapêutico sobre a criança e a família, chamando atenção para os aspectos intraescolares de produção das dificuldades dos alunos, dentre os quais, destacam-se: o trabalho do professor em sala de aula e sua percepção sobre os alunos, os conhecimentos e saberes sobre a condição física, intelectual, psíquica ou social da criança, as relações entre escola e família, e o caráter ativo da criança em seu processo de participação e aprendizagem na escola. Ao discutir a realidade do “aluno-problema” a partir de sua relação com a dinâmica escolar, o autor rompe com uma visão patologizante das diferenças na escola, trazendo importante contribuição para o campo da Psicologia da Educação.
Palavras-chave : Aluno-problema; Psicologia da educação..