SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Apresentação: Dossiê: A Invenção da América: Estudos sobre Educação, História e Cultura na América Latina (1879-1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Cad. Hist. Educ. vol.14 no.3 Uberlândia set./dez 2015  Epub 23-Set-2024

https://doi.org/10.14393/che-v14n3-2015-727 

Editorial

Editorial v14n3

Décio Gatti JúniorPresidente da Comissão Editorial


Os Cadernos de História da Educação chegam a publicação do terceiro e último número de 2015, no qual constam 16 colaborações de autores brasileiros e estrangeiros vinculados a importantes instituições de educação superior.

Inicialmente, ressaltamos o dossiê temático intitulado “A Invenção da América: estudos sobre Educação, História e Cultura na América Latina (1879-1950)”, organizado e apresentado por importantes pesquisadores brasileiros da área de História da Educação, Carlos Eduardo Vieira, da Universidade Federal do Paraná, e José Gonçalves Gondra, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O dossiê conta com cinco diferentes artigos, que foram redigidos por pesquisadores brasileiros e por um professor e pesquisador da Colômbia, Alejandro Álvarez Gallego, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia.

Neste número, há também duas comunicações, redigidas a partir de conferências proferidas no VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, realizado em setembro de 2013, na Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana, Minas Gerais. Tratam-se, respectivamente, do texto redigido por Hans Ulrich Gumbrecht, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em coautoria com Juliana Cesário Hamdam, da Universidade Federal de Ouro Preto, e do texto redigido pela estimada Maria do Carmo Xavier, da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, que, infelizmente, faleceu recentemente, tendo deixado uma relevante colaboração na área de História da Educação em Minas Gerais e no Brasil, colega a qual buscamos homenagear com a publicação do texto de sua brilhante conferência.

Na seção de artigos, há um conjunto de oito colaborações que reafirmam a pujança da pesquisa em História da Educação no Brasil e no exterior. Destacamos aqui dois artigos enviados desde o exterior, respectivamente, por Adrian Ascolani, da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina e, por Jaime Caiceo Escudero, da Universidade de Santiago do Chile.

Por fim, encontra-se publicada uma resenha, redigida por William Robson Cazavechia, que aborda o livro intitulado “Alceu Amoroso Lima e a Renovação da Pedagogia Católica no Brasil (1928-1945): uma proposta de espírito católico e corpo secular”, de autoria de Osimar Skalinski Junior, publicado em 2015.

Ao todo, esta edição traz 28 autores, com apenas cinco deles vinculados à UFU, o que reitera o caráter eminentemente exógeno da publicação, sendo os demais autores, em número de 23, vinculados a quatro diferentes universidades do exterior e a 15 diferentes instituições brasileiras de educação superior.

Finalizamos, reiterando nossos mais sinceros agradecimentos aos membros da Comissão Editorial, dos Conselhos Editorial e Consultivo pela agilidade no difícil trabalho de avaliação das propostas recebidas. Ressaltamos ainda o apoio consistente e contínuo da Editora da Universidade Federal de Uberlândia, bem como da prestigiosa Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, que sempre dispensaram à publicação deste periódico.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons