Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
RAMOS, Luan da Costa e SA, Luciana Passos. A alfabetização científica na educação de jovens e adultos em atividades baseadas no programa "mão na massa". Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.2, pp.123-140. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150208.
No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino.
Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica.