Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
GOUVEIA, Daniele da Silva Maia e SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EJA: DILEMAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.749-767. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao futuro e às representações sociais em torno de sua formação. São informações importantes para que se possa compreender a interpretação do aluno da EJA sobre esses aspectos e como essa interpretação irá orientar a sua conduta. Além disso, contribui para a adoção de uma prática que inclua conteúdos que atendam às diversas expectativas desses alunos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelam uma variedade de expetativas dos alunos quanto à sua formação que vão desde os ganhos pessoais até os ganhos profissionais, tendo como destaque o ingresso no Ensino Superior.
Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Expectativas; Representações sociais..