SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 número226Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escolaProcesso de pesquisa e formação de educadores: reflexões a partir do curso de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VASCONCELLOS, Maura M. M.; BERBEL, Neusi A. N.  e  OLIVEIRA, Cláudia C.. Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.226, pp.609-623. ISSN 2176-6681.

O texto refere-se a um dos aspectos abordados em pesquisa que buscou extrair lições da aplicação da Metodologia da Problematização em estágio curricular do curso de Pedagogia. Um dos objetivos foi verificar se era possível fazer do estágio uma espécie de iniciação científica para as alunas, visando ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa. O processo foi acompanhado e registrado pelas pesquisadoras/supervisoras. Numa investigação qualitativa de cunho exploratório-descritivo, os registros das pesquisadoras e os relatórios de estágio das alunas foram discutidos e analisados. Como resultado, as lições extraídas confirmam a viabilidade de integrar ensino com pesquisa em cursos de graduação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e de espírito científico e para o exercício de reflexão crítica e de autonomia intelectual, aspectos relevantes na formação do professor-pesquisador.

Palavras-chave : Formação de Professores; Ensino Superior; Ensino com Pesquisa; Metodologia da Problematização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )