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Roteiro
versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
CALDERON, Adolfo Ignacio; PFISTER, Mariana e FRANCA, Carlos Marshal. Rankings acadêmicos na educação superior brasileira: a emergência de um campo de estudo (1995-2013). Roteiro. UNOESC [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.31-50. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.2177‐6059-v40n1201501060002.
Diante do fenômeno da expansão dos rankings acadêmicos no âmbito global, aborda-se o estado da questão sobre rankings na educação superior brasileira. A tímida produção científica localizada foi agrupada em três momentos: iniciativas pioneiras na construção de rankings (1995-1997); rankings e avaliação da educação superior (2003-2011); e, rankings no contexto da universidade de classe mundial (2008-2013). Constatou-se que, embora seja um campo de estudos emergente, o aprofundamento dos rankings acadêmicos não tem despertado o interesse dos pesquisadores das Ciências da Educação, fato que se revela na reduzida literatura acadêmica, nas lacunas existentes em termos de assuntos inexplorados, na inexistência de grupos de pesquisa sobre o tema em questão.
Palavras-chave : Educação Superior; Rankings Acadêmicos; Avaliação Educacional..