Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização do currículo: produção em organismos multilaterais. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.115-131. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13090.
A internacionalização da educação superior vem se expandindo no contexto da globalização e da Sociedade do Conhecimento. Recentemente, organismos mul tilaterais, capitaneados pela OCDE, passam a propor outras formas para a interna cionalização, como a do currículo. O artigo tem como foco a Internacionalização do Currículo (IoC) e a interferência de organismos multilaterais, via produção de textos, nesse processo. É apontada a complexidade dessa concepção que se estende desde a formação profissional para o mercado globalizado até a formação do cidadão glo bal pela Unesco. Para fundamentar as análises são utilizados princípios de estado de conhecimento tendo como fonte a bibliografia internacional oriunda de organismos multilaterais e/ou decorrentes.
Palavras-chave : Internacionalização da Educação Superior; Internacionalização do Currículo; Organismos multilaterais; Educação Superior.