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Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
FABRIS, Eli Terezinha Henn. A pedagogia do herói sob as performances das políticas públicas contemporâneas. Roteiro. UNOESC [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.205-223. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13097.
O artigo propõe uma atualização da pedagogia do herói, que é acionada nas escolas e nas instituições de ensino voltadas à formação de professores por meio de políticas públicas e movimentada pela racionalidade neoliberal no contexto global/ local. O exercício analítico utiliza-se de dados de uma pesquisa de doutoramento de senvolvida com filmes hollywoodianos e de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre formação de professores com aportes teóricos das políticas educacionais e do referencial sobre docência e formação de professores em uma perspectiva hipercrítica. O estudo evidencia que a pedagogia do herói produz regras para o processo de avalia ção e estimula performances cada vez mais altas dos professores e das instituições de formação docente no cenário brasileiro. Nessa pedagogia, o professor é colocado na posição de herói, e a docência, mediante uma lógica concorrencial, torna-se uma ati vidade qualificada, atingida por meio de premiações e bons resultados de avaliações em larga escala. Como desdobramentos deste estudo, apresentam-se alguns desafios para que se possam subverter os efeitos da tal pedagogia. Os resultados apontam para a necessidade de uma constante suspeita da visão de pedagogia do herói e das políticas públicas contemporâneas neoliberais, que precisam passar sob o escrutínio permanen te da crítica radical.
Palavras-chave : Pedagogia do Herói; Políticas Públicas; Docência; Performatividade.