Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Conjectura: Filosofia e Educação
versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612
Resumo
DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza; TAMBOSI, Silvana Silva Vieira; MONDINI, Vanessa Edy Dagnoni e BORGES, Gustavo da Rosa. Cyberbullying: preocupação dos professores e envolvimento da escola. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.78-91. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.78.
Inicialmente restrita aos muros escolares, a violência entre alunos passou a se manifestar também de forma online, por meio de redes sociais, estabelecendo a palavrao cyberbullying. Sob esta perspectiva, há um consenso, na literatura da área, de que cabe à escola se posicionar e assumir o compromisso de inibir tais práticas e estimular o convívio pacífico entre os alunos, dentro e fora da escola. Apesar da relevância da questão, a temática cyberbullying ainda é pouco estudada de forma empírica. Observa-se uma lacuna de informações no que se refere aos atores que podem atuar como agentes de prevenção e controle desse tipo de violência: os professores. Este estudo tem como objetivo analisar a influência da preocupação dos professores no envolvimento da escola ante às práticas de cyberbullying. Para isso, foi realizada uma pesquisa com 112 professores de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas do Município de Blumenau - SC. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial exploratória e equações estruturais. Os resultados indicaram que os professores demonstram maior preocupação quando percebem que o problema cyberbullying é real e afeta os alunos. Quanto ao envolvimento da escola, verificou-se a necessidade de se estabelecerem parcerias entre instituições de ensino e comunidade, promover assembleias alusivas ao tema nas escolas e dar aconselhamento aos jovens no próprio ambiente escolar. Por fim, se observou que a preocupação dos professores com práticas de cyberbullying influencia na sua crença de que o envolvimento da escola é importante, despertando a necessidade de posturas mais proativas para o combate a esse malefício.
Palavras-chave : Cyberbullying; Escola; Professores.