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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
OLIVEIRA, Thais Benetti de e CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Interdisciplinaridade escolar no ensino médio: domínios epistêmicos como possibilidade para elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.193-204. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.23610.
A Educação Científica obedece às contingências referentes à complexidade dos problemas atuais e, portanto, (re)configura condições didáticas para o Ensino de Ciências. A interdisciplinaridade emerge nesse contexto e carrega controvérsias semânticas, principalmente no que concerne à interdisciplinaridade escolar. Este trabalho procura relatar a importância da interdisciplinaridade escolar e do trabalho coletivo entre professores por meio dos dados obtidos por um projeto interdisciplinar realizado em uma escola pública. Para a realização do projeto, elaboramos uma tabela constituída pelos domínios epistêmicos do conhecimento (linguagens e seus valores e habilidades cognitivas) como uma forma de cada professor participante do projeto avaliar os alunos após as atividades propostas. A partir da análise da entrevista realizada com esses professores e do preenchimento das tabelas, concluímos que o instrumento permitiu o início de um trabalho coletivo, uma vez que professores de diferentes disciplinas tinham um objetivo de avaliação comum e dialogaram entre si, esboçando ideias e possibilidades sobre um trabalho interdisciplinar.
Palavras-chave : Ensino de Ciências; Habilidades do Pensar; Práticas Escolares.