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Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
CORREA, André Garcia e MILL, Daniel. Análise da percepção do docente virtual no ensino de música pela educação a distância. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.425-436. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.24354.
Este artigo apresenta uma investigação da percepção de docentes de música sobre a Educação Musical na modalidade a distância. Usando a percepção musical como analogia, o artigo aborda a percepção de docentes virtuais das particularidades de Educação Musical a distância, considerando suas interações com alunos, tutores virtuais e material didático. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa. Os métodos empregados para a coleta dos dados foram questionários on-line e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos investigados foram professores do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos e os dados foram analisados sob um referencial teórico que aborda Educação a Distância (EaD), Formação de Professores e Educação Musical. Os dados mostraram que os docentes se percebem como gestores das disciplinas, cabendo aos tutores virtuais a maior parte da interação comalunos. Os docentes investem muito mais energia no planejamento de suas disciplinas que em suas ofertas. Muitos percebem o aluno como uma figura central do processo de ensino-aprendizagem, mas acreditam que a interação entre todos os envolvidosno processo é fator crucial em EaD. Os docentes percebem que a diferença de perfil dos alunosde cursos a distância em relação ao perfil discente de cursos presenciais influencia suas estratégias pedagógicas.
Palavras-chave : Percepção docente; docência virtual; educação a distância; educação musical.