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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LIMEIRA, Aline de Morais  e  NASCIMENTO, Fátima. Entre o altar e o trono: iniciativas de escolarização na capital imperial. Hist. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.38, pp.167-198. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592012000200009.

Ao reconhecer que a produção da forma escolar moderna se efetivou por intermediações de forças distintas, investigamos iniciativas particulares de educação promovidas pela Igreja Católica. A partir das propagandas do Almanak Laemmert e de diversas informações do jornal O Apóstolo, foi possível localizar vestígios acerca da estrutura física, planos de estudos e valores propostos por alguns colégios particulares na Corte Imperial. O recorte cronológico abrange as décadas de 1870 e 1880, que compreendem a época da reforma Leôncio de Carvalho (1879). Também procuramos refletir acerca das relações estabelecidas entre o Estado Imperial e a Igreja Católica, e observar imbricações entre poderes públicos e privados, fenômeno que ultrapassa a sociedade oitocentista.

Palavras-chave : Ensino Primário; Colégios Religiosos; Corte Imperial.

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